Para a EGEAC- Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural – que tem sob a sua alçada vários equipamentos culturais da cidade de Lisboa e é um dos principais promotores de programação em espaço público -, as questões relacionadas com a Acessibilidade aos equipamentos, à programação e ao património cultural sob sua gestão são transversais e prioritárias. A vontade de assegurar que todos os cidadãos possam beneficiar de uma crescente fruição cultural obriga a empresa a um trabalho continuado de melhoria da Acessibilidade Física, Intelectual e Social aos conteúdos e programas que desenvolve.

Este compromisso é reiterado naquele que é o objectivo central da EGEAC: “promover o acesso diversificado e qualificado aos bens e serviços de cultura, estimular a criação artística, valorizar o património cultural, incentivar o acréscimo e formação de públicos (…)”, in Instrumentos de Gestão Previsional 2019

Ao longo dos últimos anos, este trabalho tem sido desenvolvido de diferentes formas, nomeadamente através de Sessões com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição e recentes Sessões Descontraídas, intervenção no espaço físico, reorganização dos preçários e adequação de horários. Em 2019, a EGEAC continuará a investir na Acessibilidade dos seus equipamentos e programação, muito especialmente valorizando as equipas com formação adequada, dotando os equipamentos de recursos e diversificando a sua oferta.

Para conhecer as Condições de Acessibilidade de cada equipamento consulte os sites ou contacte os equipamentos:

Atelier-Museu Júlio Pomar
Casa Fernando Pessoa
Castelo de S. Jorge
Cinema São Jorge
Galerias Municipais
LU.CA Teatro Luís de Camões
Museu Bordalo Pinheiro
Museu da Marioneta
Museu de Lisboa
Museu do Aljube
Museu do Fado
Padrão dos Descobrimentos
São Luiz Teatro Municipal

Em destaque, para este ano, a concretização dos projetos apoiados pelo Programa Valorizar | Linha de Turismo Acessível | Turismo de Portugal.
Estes são projectos que dotarão os espaços culturais da EGEAC com diferentes ferramentas de apoio à mobilidade reduzida, os Monumentos, Museus e Galerias de audioguias para utilização de conteúdos acessíveis, e permitirão a renovação do plano museológico da Casa Fernando Pessoa.

Ver aqui os projectos apoiados pela linha de Programa Valorizar | Linha Turismo Acessível | Turismo de Portugal