Cinema São Jorge

O Cinema São Jorge, edifício emblemático da arquitetura portuguesa dos anos 50 localizado na Avenida da Liberdade, é principalmente reconhecido pelo papel que tem desempenhado na programação de cinema, acolhendo os mais importantes festivais do género, e pela programação na área da música.

Pólo central da atividade cultural da cidade, o Cinema São Jorge apresenta, hoje em dia, uma programação eclética, ao longo de temporadas anuais que têm na sua essência a apresentação dos principais festivais de cinema da cidade, além de inúmeras antestreias cinematográficas, concertos de música e espetáculos de teatro.

Um dos mais emblemáticos cinemas de Lisboa, construído, no final dos anos 40 do séc. XX, por iniciativa da Sociedade Anglo-Portuguesa de Cinemas, com projeto do arquiteto Fernando Silva, foi inaugurado em 1950. A sua inovação e arrojo valeram-lhe a atribuição por unanimidade do Prémio Municipal de Arquitetura desse ano. Considerado uma ‘obra moderna’, afastando-se do modelo nacionalista então em vigor, adotou novas técnicas construtivas, das quais se destaca o betão, que permitiram novas soluções estruturais e decorativas.

No início dos anos 80 do séc. XX, após obras de remodelação e por razões de rentabilidade, a grande sala de cinema, inicialmente concebida com plateia, balcão e 2.º balcão, cuja monumentalidade espacial era única, foi subdividida em três salas de menores dimensões, com uma lotação/capacidade para 1354 lugares. Em 2000, o imóvel passou para a autarquia. Após uma intervenção na fachada e remodelação no interior, reabriu em Novembro de 2001. Desde essa data funciona com uma atividade regular de exibição de filmes (comerciais e antestreias),  além de acolher festivais e outros eventos de grande visibilidade, no âmbito das artes performativas, como espetáculos de Dança, Teatro e Música. Este edifício está em vias de classificação como imóvel de interesse público.


Acessibilidade

O Cinema São Jorge proporciona acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida através de plataforma elevatória, rampas e elevador.


Avenida da Liberdade, 175
1250-141 Lisboa

Dias sem espetáculos: das 13h00 às 20h00
Dias com espetáculos: das 13h00 até 15 minutos após o início da última sessão


Sala Manoel de Oliveira
827 lugares + 3 de mobilidade reduzida
Equipamento: sistema de cinema Digital 2D e 3D e 35mm;
iluminação de frente; conversor para vídeo.

Sala Montepio (sala 2)
250 lugares (em pé) ou 150 lugares (sentados)
Equipamento: vídeo; áudio; iluminação.

Sala 3
199 lugares + 4 de mobilidade reduzida
Equipamento: sistema de cinema Digital e 35mm; conversor para vídeo.

Foyers (2)
176 m2 e 280 m2

Cafetaria / Pizzaria
Baldracca
segunda a sábado das 10h00 às 24h00


709, 711, 732, 736
Avenida
Rossio
Parque Mayer, Rua do Salitre