Torreão Nascente da Cordoaria Nacional

As Galerias Municipais são compostas pelo Pavilhão Branco, a histórica Galeria Quadrum, a Boavista, o Torreão Nascente da Cordoaria Nacional e a Avenida da Índia. Localizadas em diferentes zonas da cidade, destinam-se à promoção e à divulgação das Artes Visuais, numa abordagem multidisciplinar, onde são apresentadas exposições antológicas, exposições de jovens artistas e projetos site-specific, individuais e coletivos.

Esta galeria tem a particularidade de se situar numa parte do complexo da Cordoaria Nacional, monumento nacional de 1779, com uma extensão de quase 400 metros que permitia acolher a extensão das cordas produzidas para barcos. O edifício continua sob gestão da Marinha Portuguesa, com quem a CML assinou um acordo para utilização do Torreão Nascente, com fim à realização de exposições.

Sendo um espaço monumental, organizam-se aqui retrospetivas de artistas portugueses de renome, mas há também lugar para parcerias internacionais e nacionais com exposições de grande público. No intervalo entre estes dois modelos são organizadas exposições coletivas, de coleções ou de propostas curatoriais ou artísticas, de grande envergadura.


Avenida da Índia
1300-299 Lisboa

Terça a sexta das 10h às 13h e 14h às 18h
Sábado e domingo das 14h às 18h
Encerra nos feriados 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
Última admissão: 30 minutos antes da hora de encerramento


728
15, 18
Estação Belém e Belém (Rua de Belém)