Programação em Espaço Público

Além de gerir espaços culturais da cidade, a EGEAC é responsável pela programação cultural que ocorre na rua, garantindo o acesso democrático às artes e reforçando a identidade da cidade através de iniciativas emblemáticas como as Festas de Lisboa.

As Festas são um evento de referência, único na cidade, que todos os anos mobiliza milhões de pessoas entre públicos e participantes. Com uma dimensão comunitária forte, as Festas têm como ponto alto as Marchas Populares, os Casamentos de Santo António e os Arraiais Populares, sem esquecer o concurso anual da Sardinha – um símbolo criado pela EGEAC para as Festas de 2003 que entretanto foi apropriado pela cidade e que é hoje uma das suas imagens de marca.

Ao longo do ano a EGEAC organiza outros momentos culturais que levam música, teatro, dança, cinema, literatura e poesia à rua. Com o mote da descoberta da cidade, no verão são organizadas diversas actividades em jardins, praças e ruas da cidade, reunidas no programa Lisboa na Rua.
A programação torna-se mais intimista no inverno, com a programação de música nas igrejas pelo Natal e um programa de descoberta interior da cidade em Março, com visitas guiadas a locais surpreendentes e menos conhecidos.

Com esta programação levamos as artes à rua, onde estão acessíveis a todos, estimulando a criação e promoção artística e potenciando o diálogo entre a cidade e os seus mais variados públicos.

 

 


Avenida da Liberdade, 192
1250-147 Lisboa