21 Junho, 2017

Um cinema na avenida da Liberdade

O Cinema São Jorge, edifício emblemático da arquitectura portuguesa dos anos 50, é principalmente reconhecido pelo papel que tem desempenhado na programação de cinema, acolhendo estreias e os mais importantes festivais do género.

No início dos anos 80 do séc. XX, após obras de remodelação e por razões de rentabilidade, a grande sala de cinema, inicialmente concebida com plateia, balcão e 2.º balcão, cuja monumentalidade espacial era única, foi subdividida em três salas de menores dimensões, com uma lotação/capacidade para 1354 lugares.

Em 2000, o imóvel passou para a posse da autarquia. Após uma intervenção na fachada e remodelação no interior, reabriu em Novembro de 2001. Desde essa data funciona com uma actividade regular de exibição de filmes (comerciais e antestreias),  além de acolher festivais e outros eventos de grande visibilidade, no âmbito das artes performativas, como espectáculos de Dança, Teatro e Música. Este edifício está em vias de classificação como imóvel de interesse público.