Publicado em 20 Julho, 2020

No Tempo das Cerejas

Numa iniciativa da CML e EGEAC e no âmbito do Centenário do nascimento de Amália Rodrigues, foi criado de raiz o espetáculo No Tempo das Cerejas pensado para homenagear a diva do Fado.

Convidaram-se três dos mais aclamados fadistas da atualidade – Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro, aos quais se juntaram a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro, e um trio de fado composto por José Manuel Neto, guitarra, Pedro Soares, viola e Daniel Pinto, baixo. Pelo palco passaram ainda Gaspar Varela, ainda Gaspar Varela, guitarra, Mário Laginha, piano e Ricardo Toscano, saxofone.

Durante cerca de duas horas com as orquestrações de três grandes compositores portugueses atuais – Filipe Raposo, Mário Laginha e Pedro Moreira, recordam-se os fados tradicionais, as canções orquestradas de Frederico Valério, os grandes poetas – David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, entre outros, e a parceria com Alain Oulman.

A gravação pela RTP é uma forma de registar este concerto único, no Castelo de São Jorge, que dificilmente se repetirá, e de o fazer chegar a um público vasto, um pouco por todo o mundo.

Transmissão pela RTP1 – 30 de Julho, 22h30

Produção CML| EGEAC – Gabinete de Programação em Espaço Público e Museu do Fado