Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

1 de julho, 2020

Amália 100 anos

A abertura oficial das comemorações teve lugar nos Paços do Concelho, em Lisboa, no dia 1 de julho, com um tributo ao legado universal de Amália Rodrigues por 100 músicos de distintas gerações.
As celebrações estender-se-ão durante o ano de 2021.

Desenvolvida no quadro de uma rede de parcerias envolvendo instituições museológicas, arquivísticas, organismos ligados ao sector audiovisual, autarquias, entre muitos outros, com objetivos de cooperação estratégica de salvaguarda e fruição da memória universal de Amália Rodrigues, o Programa das Comemorações tem por base a programação dos organismos sob tutela do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Lisboa.

Com epicentro em Lisboa e estendendo-se a todo o território nacional, a celebração do legado de Amália decorrerá, em simultâneo, no plano internacional, assumindo-se a abertura deste programa à sociedade civil, numa celebração coletiva de um legado artístico que continua a afirmar o nome de Portugal no mundo.

Ponto de partida e de chegada de tantos lugares como a música, a poesia, o teatro, o cinema ou a dança, o legado plural de Amália afirmou-a, há muito, como uma das maiores criadoras dos tempos modernos. Ao longo da sua extensa biografia artística, a sua voz dialogou abertamente com criadores de todas as artes: poetas, músicos, pintores, escritores, cineastas ou encenadores. Também por essa razão, o programa do Centenário foi pensado numa perspetiva multidisciplinar.

A programação está disponível em centenarioamaliarodrigues.pt. Este site é uma plataforma aberta e que estará em constante atualização à medida que forem sendo anunciadas iniciativas em todo o país.