Publicado em 17 Abril, 2020

Mil Pássaros

O projeto ‘Mil Pássaros’ nasceu como um meio de chamar a atenção para as questões da sustentabilidade ambiental.

Uma ideia concebida e orientada pela Companhia de Música Teatral que se tem vindo a realizar em equipamentos culturais municipais e em escolas públicas de Lisboa, no âmbito do Programa Educativo da LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020.

No entanto, os acontecimentos dos últimos tempos ditaram muitas alterações nas nossas vidas e agora os nossos pássaros têm de dirigir-se para outras paragens. Continuamos de olhos postos no ambiente, mas queremos mais. Acreditamos mesmo que tudo vai ficar bem, mas para isso precisamos da ajuda de todos.

Na cultura tradicional japonesa, o orizuro é um origami que representa um pássaro.
E é também um símbolo de felicidade, já que se acredita que se se fizer mil orizuros enquanto se pensa num desejo, esse desejo acaba por se tornar realidade.

No dia 17 de abril lançámos um desafio, em conjunto com vários parceiros: queríamos juntar Mil Pássaros, feitos por quem se quisesse juntar a esta caminhada. De várias cores, formas e materiais, esses pássaros foram chegando e o nosso bando foi aumentando, de dia para dia.

Na altura, estabelecemos este dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, como data de inauguração da galeria virtual que reúne todos os pássaros, que são já mais de 1700. Querem vê-los? Basta seguir este link https://bit.ly/2XRHTAn