Abril no Museu do Aljube
A Revolução está na rua!
30 março e 10 abril, 10h30
Participação gratuita
Inscrições através de inscricoes@museudoaljube.pt
Um percurso à descoberta de locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril. Um percurso pela história da ditadura, a censura, a resistência, as prisões políticas e a Revolução nas ruas de Lisboa.
Inicia-se no Largo da Boa Hora, segue para o Largo do Carmo, Largo da Misericórdia e termina na Rua António Maria Cardoso.
25 Abril, Sempre!
A partir de 4 abril
Há 50 anos, o povo conquistou a liberdade e a democracia, abrindo caminho a uma nova Constituição. Estamos a usufruir e a defender esses direitos? Surgiram novos? Perderam-se outros? O que é que está por conquistar? Uma exposição que propõe uma viagem pelas resistências desde o 25 de Abril de 74 até aos nossos dias, para sonharmos o futuro em democracia.
A Liberdade passa por aqui
20 a 21 abril, 15h00 às 20h00
Entrada gratuita
Durante dois dias, as portas do Museu do Aljube abrem-se para celebrar a Revolução e a conquista da liberdade ao som de Batucadeiras das Olaias, Samba Sem Fronteiras, DIDI, Mãe Bruxa, Celina da Piedade e Tropicaustica e com a participação de Inês Vieira da Silva e Nuno Saraiva.
A Liberdade passou por aqui
A partir de 23 abril
Após dois dias de festa para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, que mensagens podemos ler nas paredes? O que podemos descobrir através da criatividade e da participação de quem se juntou a esta simbólica celebração?
Pensar o 25 de Abril através das Humanidades
Durante o mês de Abril, o Museu do Aljube associa-se ao CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH–UAc) e à Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril na realização do podcast Pensar o 25 de Abril através das Humanidades – «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência». Todas as sextas-feiras, um novo tema com um novo convidado para ouvir nas plataformas habituais.
5 abril
A censura ao longo do tempo até 1974 com João Luís Lisboa
12 abril
Salgueiro Maia, o seu jornal e o poder do humor com João Pedro Ferreira
19 abril
Paulo Freire e a Revolução portuguesa com Débora Dias
26 abril
A canção de protesto e a sua herança no rap com Federica Lupati
Coordenação de Isabel Araújo Branco