Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Ajuda de navegação e acessibilidade Web

O Site da EGEAC foi redesenhado em 2021 para garantir a acessibilidade do maior número de pessoas. Nesse sentido a comAcesso – Acessibilidade Web e Digital realizou uma peritagem de acessibilidade e de usabilidade, a V-A Studio tratou das implementações técnicas e a equipa de gestão de conteúdos da EGEAC criou os conteúdos sempre com a conformidade de acessibilidade de nível AAA em mente.
Embora o site tenha uma estrutura simples, nos próximos parágrafos encontra informação sobre a estrutura do website e de ajuda à navegação especialmente para utilizadores só de teclado ou de Tecnologias de Apoio (TA).

Estrutura do Site

No início de cada página encontra os Links para saltar para o conteúdo principal, Mapa do Site e Ajuda à navegação que ficam visíveis ao pressionar a tecla Tab, o logótipo da EGEAC com ligação para a página inicial e os itens do menu principal, apresentados na horizontal. O item “Sobre” é um botão e contêm submenu. Nos dispositivos com ecrã mais pequeno o menu principal está recolhido no canto superior direito da página.
O conteúdo principal é uma região dinâmica, mas na página inicial está dividido em diferentes secções, as quais podem ser acedidas com as teclas de navegação rápida para cabeçalho disponível pelos leitores de ecrã.
No rodapé das páginas encontra os contactos da EGEAC, os Links para subscrever a Newsletter e das redes sociais, o menu principal, mas expandido, e as informações institucionais.

Descrição visual do site

As páginas do site da EGEAC estão divididas em três grandes áreas: Cabeçalho (Topo da página), Conteúdo principal e rodapé. Seguidamente é descrito o aspeto visual do topo e do rodapé que se repete em todas as páginas e posteriormente é descrito a área do conteúdo de algumas páginas, uma vez que esta região é dinâmica.

Topo da página:

Tem do lado esquerdo o logótipo da EGEAC, com ligação para a página inicial, mais para a direita, os itens do menu principal (Sobre/ Espaços Culturais/ Programação/ Publicações / Recrutamento/ PT (versão em português do site)/ EN (versão em Inglês do site) / lupa (pesquisa).

Rodapé:

Sobre o fundo escuro tem o selo redondo da EGEAC Cultura em Lisboa, os contatos, a repetição do menu principal, notícias, Acessibilidade do website, política de privacidade, mapa do website, um botão para o formulário de inscrição na newsletter e cinco ícones com ligação às redes sociais (Facebook, twitter, instagram, Youtube e linkdin).

Página Inicial:

A página inicial está dividida em diferentes secções:
Região dinâmica com imagens que representam vários espaços culturais (uma pintura de Júlio Pomar, um pormenor do padrão dos descobrimentos, um pormenor de um quadro onde está o Torreão Poente da Praça do Comércio, um retrato de Fernando Pessoa, Sardinhas, uma placa de lotação esgotada, um mural existente no Museu do Aljube com a palavra “Democracia”, uma andorinha de Bordalo, uma pintura de Santo António com o menino Jesus, uma guitarra portuguesa, um retrato de Bordalo com a língua de fora, marionetas, a janela do Teatro São Luiz, uma marchante, um painel de azulejos, um objeto arqueológico, a estátua de Bordalo e o seu gato) e título centrado “Cultura em lisboa” com uma pequena descrição do que é a empresa.
do lado esquerdo há um botão redondo para parar a animação.
No lado direito está um quadro fixo onde são destacados alguns assuntos

Espaços Culturais (título inserido no primeiro quadro) – Ao lado e em baixo são destacados 6 espaços culturais com as respetivas imagens com ligação para cada um. Também há a possibilidade de ver todos carregando no botão do primeiro quadro “ver todos”

Há 25 anos a quebrar o silêncio (título) pequeno texto sobre a génese da empresa e no final um botão “Sobre a EGEAC” com ligação a outra página onde este conteúdo está mais desenvolvido

Do lado direito é apresentada uma imagem redonda com uma mulher de costas a cantar num palco de frente para o público. Ao centro dessa imagem há um botão com ligação para um vídeo sobre os 25 anos da EGEAC. Este vídeo é carregado através do Youtube, por isso quando clicar no vídeo tem a opção de ir para o youtube e por baixo, a descrição em português e inglês.

Programação (título inserido no primeiro quadro) – Ao lado e em baixo são destacados 6 eventos que estão a acontecer no momento, alguns com as respetivas imagens.
Também há a possibilidade de ver todos carregando no botão do primeiro quadro “ver eventos”

Notícias (título) e subtítulo “Conheça as últimas novidades ou destaques informativos da EGEAC” (do lado esquerdo). No lado direito são destacadas as últimas notícias.
Também há a possibilidade de ver todas as notícias carregando no botão por baixo do subtítulo “ver eventos”

Página SOBRE >“Sobre a EGEAC”:

Tem um texto introdutório e à direita uma imagem redonda de uma vista do Rio Tejo para a Praça do Comércio que parece ter sido tirada de um barco. No canto superior direito dessa imagem há um enfeite das festas populares.

Segue-se um texto sobre a empresa e uma fotografia da Presidente do concelho de Administração com um texto assinado pela própria. No final desse texto há uma ligação para um pdf com as biografias dos elementos do Conselho de Administração.

Segue-se um texto desenvolvido sobre a História da Empresa e um botão “Organograma EGEAC” para descarregar o pdf.

No final estão os contatos do Centro de Arbitragem de Conflito de Consumo de Lisboa.

Página “Eixos estratégicos”:

1 – texto sobre a Valorização do Património Cultural, com uma imagem de uma restauradora a pintar uma peça em cerâmica de Bordalo Pinheiro.

2 – texto sobre o Desenvolvimento de Públicos, com quatro raparigas com trajes indianos a dançar
3 – texto sobre a Proximidade e Solidariedade, com uma imagem de um trono de Santo António decorado com flores e rodeado por árvores

4 – texto sobre a Acessibilidade, com uma imagem de uma mão a posicionar outra em cima de um objeto

5 – texto sobre a Sustentabilidade, com uma imagem de um homem a explicar algo para outras pessoas, todas de pé, numa zona com muitas árvores e arbustos

Página “Documentos institucionais”:

É apresentado um submenu com Documentos gerais EGEAC, Relatórios e Contas, Instrumentos de gestão previsional, Relatórios trimestrais de execução orçamental e Identidade visual, nos quais é possível descarregar documentos em pdf referentes a cada um.

Página ESPAÇOS CULTURAIS:

Temos os nomes de todos os espaços geridos pela EGEAC com imagem associada a cada um.
Do lado direito está uma imagem redonda com um mapa de Lisboa com os espaços sinalizados. No final desta página estão descriminados os espaços cedidos ou locados com ligação para os próprios sites.
Em cada espaço encontra os Links para saltar para o respetivo conteúdo com: pequeno texto de introdução, um carrocel de imagens legendadas e com textos alternativos, um bloco com a localização, horários, contatos e acessibilidade e no final um texto desenvolvido sobre o espaço em questão. No final há um carrocel com imagens/nomes dos outros espaços culturais com ligação a cada um.

Página PROGRAMAÇÃO:

No canto superior direito desta página está disponível um filtro de eventos organizado por categoria, classificação, acessibilidade e período de datas.
Mais abaixo aparecem apenas seis eventos. Se utilizar o filtro, estarão todos os resultados disponíveis de acordo com parâmetros escolhidos.
Estes eventos estão dispostos em quadros, dois a dois, com a informação do género de atividade, o título, a data ou intervalo de datas e o local onde acontecem.
Em alguns casos aparece a imagem associada ao evento.

Página PUBLICAÇÕES:

Estão organizadas em quadros, as publicações no universo EGEAC, por anos.
Começa com um quadro escuro com o ano 2021 e com o número de publicações que se fizeram nesse ano.
Seguem-se os quadros das publicações, cada um com uma imagem da capa, título, tipo e o espaço cultural responsável pela edição. Estes quadros/publicações têm ligação a uma janela com mais conteúdos. Para além do título (no topo) há ainda informação sobre o ou, os autores, a edição, o número de páginas, a imagem da capa e sinopse.

Página RECRUTAMENTO:

Temos acesso a um micro site com um novo menu no topo, também apresentado na horizontal, com o logótipo da EGEAC (do lado esquerdo) que tem ligação para a página inicial deste micro site.
Mais para a direita, estão os itens deste menu: Anúncios/Candidatura Espontânea/ Sobre / EGEAC (que tem ligação para a página inicial do site da EGEAC).

Filtro página Programa:

Na página programa o utilizador tem disponível um filtro de eventos organizado em diferentes grupos de opções. Neste filtro, o utilizador pode escolher opções cruzadas dos diferentes grupos e recebe automaticamente retorno dos resultados disponíveis.

Teclas de atalho padrão:

 As teclas descritas a seguir são padrão e comuns na maioria dos navegadores.

Control + + (sinal de mais): aumenta o Zoom;
Control + – (sinal de menos): diminui o Zoom;
Control + 0 (zero): repõem o Zoom original;
Nota: O site está preparado para o utilizador modificar a apresentação visual como cores, tamanho e tipo de letra através das funcionalidades disponibilizadas pelos navegadores.

Inconsistência de navegadores ou de produtos de apoio 

Apesar do esforço dos programadores para garantir a acessibilidade e a uniformização de navegação no website nos diferentes dispositivos e navegadores e com os diferentes produtos de apoio, o comportamento e tipo de retorno dos leitores de ecrã depende da combinação de navegador e produto de apoio.
Apesar dessas variações, o website é acessível em desktop, com navegadores com ou sem suporte a JavaScript e com os leitores de ecrã NVDA e Jaws, como também em dispositivos com sistema Android e Ios com leitor de ecrã Talkback e Voiceover. Pode ainda ser consultado com linhas Braille que possuem navegador Web integrado.