Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação Página inicial EGEAC Cultura em Lisboa

Eixos

Em 2024, vamos reforçar o espírito renovador que norteou a atividade da empresa em 2023, mantendo como eixo central a valorização e reconhecimento do seu capital humano. Esta missão será alicerçada num conjunto de eixos estratégicos, de ordem transversal e programática que possibilitarão o desenvolvimento e execução do seu plano de atividades, com o envolvimento natural das suas unidades orgânicas, criando oportunidades de partilha e discussão conjunta.

Eixos Estratégicos

Impacto
Consolidar o papel da EGEAC enquanto empresa que privilegia a qualidade de serviço que presta à sociedade e o impacto que tem no setor cultural, dando espaço à inovação e assegurando a sustentabilidade de atividades culturais de excelência na cidade.

Comunidades e cidadania
Basear a atividade da EGEAC no conceito de Cultura como valor integrado e fator de enriquecimento das comunidades, promovendo a fidelização, o alargamento e a diversificação de públicos.

Inclusão
Ancorar a Cultura como fator de inclusão, aproximação e entendimento, assegurando a criação de condições para que todos os segmentos de público possam encontrar na EGEAC o melhor acolhimento.

Valorização do capital humano
A formação na EGEAC irá manter-se como um dos elementos fulcrais para o desenvolvimento das competências dos(as) trabalhadores(as), assegurando que possam desenvolver as suas atividades de forma adequada aos desafios que lhes serão lançados, entre os quais se perspetiva a implementação de uma nova ferramenta de gestão integrada.

Eixos Programáticos

Assinalar as principais efemérides Históricas que ao longo do exercício de 2024 irão acontecer em Lisboa, com destaque para as comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, através de uma programação diversificada e abrangente.

Sedimentar os quatro momentos centrais de programação e produção em espaço público, no fortalecimento das marcas Festas de Abril, Festas de Lisboa, Festas na Rua e Festas de Natal. Esta programação corresponderá igualmente aos desafios partilhados com promotores públicos e privados, na prossecução de projetos desenvolvidos e coproduzidos em efetiva parceria.

Potenciar as sinergias entre as áreas de comunicação do universo da EGEAC, num modelo de organização colaborativo, com áreas de funcionamento por tipologia de atividade e de equipamento, desenvolvendo uma área de digital e redes sociais mais eficiente, tendo como meta a captação de novos públicos, nacionais e estrangeiros, em articulação com a comunicação cultural do Município.

Conciliar grandes projetos de mainstream com elevada exigência com outros projetos e atividades com impacto ao nível da inovação no setor cultural, do desenvolvimento de públicos, e da promoção de práticas sustentáveis na produção de cultura.

Promover projetos geradores de conhecimento, capacidade crítica e criativa e de formação para a cidadania, nomeadamente estabelecendo parcerias com outras entidades com responsabilidade na atividade cultural da cidade.

Desenvolver projetos que mantenham e alarguem os públicos existentes, que cativem novos públicos, que permitam a acessibilidade a todos, que cruzem segmentos de públicos e áreas artísticas, quebrando desta forma obstáculos à fruição cultural.