No activo há mais de 25 anos, a EGEAC é uma empresa municipal que tem o serviço público no seu ADN.
Promover e fomentar a cultura na cidade, através da participação e cumplicidade dos lisboetas, é o motor que tem feito a EGEAC crescer na cidade e nas áreas artísticas em que hoje actua.
Nas suas origens, estão a reabilitação do Castelo de São Jorge e a criação de espaços emblemáticos como os actuais Museu do Fado e Museu da Marioneta, sem esquecer o papel determinante que teve na valorização das Festas de Lisboa, especialmente na dinamização das Marchas Populares.
A EGEAC está hoje presente em vários pontos da cidade através dos teatros, cinema, galerias, museus e monumentos que gere, e da programação que, ao longo do ano, promove na rua. Todos estes espaços culturais coexistem na cidade com uma programação e identidade próprias, mas com valores e objectivos em comum: a valorização do património cultural, o desenvolvimento de públicos, a proximidade e solidariedade, a acessibilidade e a sustentabilidade.
Os nossos espaços são, por isso, abertos e plurais, atentos à dinâmica dos bairros onde estão inseridos bem como ao planeta que partilhamos. No seu conjunto, ao longo do ano, promovem iniciativas culturais e educativas com a ambição de proporcionar fruição cultural a qualquer pessoa, de qualquer idade, origem, estatuto e instrução.
Internamente, continuamos a trabalhar para sermos uma empresa mais representativa da cidade vibrante e multicultural que é Lisboa. Temos também a constante preocupação de melhorar a acessibilidade, física e não só, dos nossos espaços, para que a diversidade e o acesso à cultura não sejam só um chavão institucional.
Neste processo, contamos com a boa vontade, a curiosidade, a crítica construtiva e a generosidade de cada pessoa que nos visita, de cada artista e promotor com quem trabalhamos, e de cada pessoa que trabalha nesta empresa única na cidade.
Notas biográficas do Conselho de Administração