Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza
Gaza Girls: Growing Up in the Gaza Strip (Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza) é uma exposição de fotografia construída no espaço público, da autoria da fotojornalista Monique Jaques, que oferece uma perspetiva sobre as vidas de mulheres jovens que crescem e chegam à idade adulta no convulsionado território do Médio Oriente.
O que motivou Monique Jaques para captar estas vivências foi a tenacidade, determinação e paixão que as raparigas mostravam, apesar das adversidades e limitações que enfrentam todos os dias nas tarefas mais prosaicas do seu quotidiano.
Os seus sonhos e aspirações são surpreendentemente semelhantes aos de qualquer outra jovem da mesma idade que tenha nascido e crescido em circunstâncias diferentes.
Nos poucos espaços de liberdade que conquistam no seio da família ou da comunidade, vemos as vidas que não abrem as notícias sobre a Faixa de Gaza, mas que poderão ser as mais marcadas pelo longo conflito que massacra a região.
A fotojornalista Monique Jaques viajou em 2012 para Gaza com o objetivo de investigar a fundo a Operação Pilar Defensivo. O que era para ser uma missão de oito dias converteu-se num projeto pessoal de cinco anos, do qual resultou esta exposição e a edição de um livro no início de 2018.
Desde 2008 que Monique tem vindo a registar, através da sua lente, muitos dos grandes acontecimentos no Médio Oriente, focando o seu olhar nas mulheres e crianças.
Muito do seu trabalho desafia ideias preconcebidas sobre as mulheres e o islamismo, tendo publicado reportagens sobre moda e concursos de beleza em países muçulmanos ou sobre mulheres que vivem na sombra do autoproclamado Estado islâmico.