Abril no Museu de Lisboa – Teatro Romano
O escravo que conquistou Lisboa
13 abril, 17h00
+6 anos
Entrada gratuita
No mês em que se celebra a Liberdade, recuamos dois mil anos. Uma visita dedicada à liberdade e à forma como muitos a conseguiram obter, mesmo num regime esclavagista como foi o romano.
A Paz é a Paz
19 e 20 abril, 20h30
+12 anos; 12€
Partindo da história de vida, das reportagens e dos poemas de Maria João Carvalho, primeira mulher portuguesa repórter de guerra, ergue-se um espetáculo sobre a Paz - envolvendo na pesquisa, para além da própria autora, antigas madrinhas de guerra, mulheres de ex- combatentes e refugiadas ucranianas.
Dramaturgia Ricardo Boléo, a partir da poesia inédita de Maria João Carvalho e de entrevistas a madrinhas e refugiadas de guerra e a mulheres de combatentes e ex combatentes
Interpretação Cátia Terrinca, Mariana Correia, Orquestra Jazz da Figueira da Foz e Banda Euterpe
Cenografia Bruno Caracol Figurinos Raquel Pedro Desenho de luz João P. Nunes
Composição musical João Maria Carvalho, João P. Nunes
Produção UMCOLETIVO
Coprodução Teatro Nacional D. Maria II, CAE Portalegre, CAE Figueira da Foz
Apoio República Portuguesa – Cultura / DGArtes e Município de Portalegre, Museu de Lisboa - Teatro Romano, Câmara Municipal de Lisboa - Quinta Alegre, Banda Euterpe Portalegre, Orquestra de Jazz do CAE da Figueira da Foz
Parceria Ciclo Abril Abriu Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril
O povo está na rua. Praças e paços das revoluções
27 abril, 11h00
+12 anos; 5€
Ao longo da sua história, Lisboa foi palco de múltiplos golpes, insurreições, motins, rebeliões e revoltas que mudaram para sempre o destino do País. Neste percurso, por praças e paços, revisitamos os lugares das principais revoluções, desde 1385 a 1974.