Abril no Teatro São Luiz
![O teatro vazio a partir do palco com todas as luzes acesas](https://egeac.pt/wp-content/uploads/2023/02/teatro-sao-luiz-1024x622.jpg)
MAIS UM DIA
Comissariado por Tiago Bartolomeu Costa
teatrosaoluiz.pt
No dia 24 de março deste ano, cumprimos mais um dia em democracia do que aqueles que o país viveu em ditadura, entre o golpe militar de 28 Maio 1926 e a revolução de 25 Abril 1974. Esse dia simbólico é o mote para um programa especial que, festejando-o, se compromete com a memória e procura compreender os diferentes modos de contar a história.
48 Memórias
Exposição com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa
18 a 30 de abril
Durante duas semanas, expõem-se materiais que guardam as muitas histórias de um Teatro que viveu paredes meias com a sede da polícia política.
Teatro: Lugar Político e de Políticas
Conferência – Sérgio de Carvalho
18 abril, 18h30
Modos de Censura e Resistência
Mesa Redonda – Christine Zurbach, Francesca Rayner, Graça dos Santos, Maria do Carmo Piçarra, Nuno Moura
18 abril, 20h
Luca Argel – Samba de Guerrilha de Cena
Concerto de Luca Argel, Nádia Yracema e António Jorge Gonçalves
21 abril, 20h
Terceira fase de um projeto de investigação musical do brasileiro Luca Argel, em que cada história reflete um episódio de resistência política contra a escravidão e o racismo, protagonizada pelas manifestações culturais da diáspora africana no Brasil.
Conversas Fumaça
Estas conversas são duas pistas sobre o antes e depois de um tempo ainda próximo. Uma entrevista e um debate moderado pelo podcast de jornalismo de investigação Fumaça para ir além dos dias da ditadura.
22 abril, sexta, 19h
A queda de uma república: como começou a ditadura?
com Maria Alice Samara
28 abril, quinta, 19h
A dívida pública do colonialismo
com Elísio Macamo, Jessica Bruno e Yussef
Margaret Atwood
Encontro
23 abril, 16h30
Uma conversa entre a escritora canadiana e Alberto Manguel, onde se cruzam lutas e causas que, em muitos casos, acompanham os valores de Abril. Uma obra literária de cariz universal, onde as personagens femininas são motores de transformação social.
Margaret Atwood é membro honorário do Espaço Atlântida – Centro de Estudos de História da Leitura
Este encontro inaugura o ciclo de conferências Conversas de Lisboa, organizado pelo Espaço Atlântida – Centro de Estudos de História da Leitura
Memórias de uma Falsificadora
Teatro
23 a 30 de abril, segunda a sábado, 19h30; domingo, 16h
Joaquim Horta adapta ao teatro o livro de Margarida Tengarrinha Memórias de Uma Falsificadora – A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal, que conta como a autora usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar.
#25AbrilSempre
19, 24 e 26 abril
vários espaços do Teatro
19 abril, terça, 11h; 26 abril, terça, 15h
Democracia e Resistência
com Rita Rato
Um dos objetivos de MAIS UM DIA é a promoção junto das gerações mais jovens da reflexão e da ativação da memória do passado que herdámos e de como nos foi legado. A pensar na importância da educação na defesa dos valores e princípios da nossa Democracia, a programação inclui sessões para escolas, organizadas com o Museu do Aljube, para debater os conceitos e a importância de se saber o que significam a democracia e a resistência para aqueles que nasceram muito depois de 1974. Com visita guiada à exposição.
Marcação através do email maisnovos@teatrosaoluiz.pt
24 abril, domingo, 21h às 24h
Memória Futura
Na mais longa das noites de todas as noites em que acontecemos, como poderia ter cantado Carlos do Carmo, o São Luiz lembra quem, neste Teatro, foi proibido de fazer o que melhor sabia. Juntando-se a todas as placas que aqui foram sendo descerradas, haverá mais uma, simbólica mas sentida, recordando quem não calou o que o regime mandava. O São Luiz homenageia os artistas que foram censurados, os públicos que não o foram, o país que não existiu e passará a guardar em pedra a memória de quem resistiu. Depois, à hora das senhas, as vozes de Paulo de Carvalho e José Afonso ecoarão a partir de um Teatro aberto para ser visitado, homenageando as vozes dos que sofreram a tortura dos interrogatórios da sede da PIDE que, entre 1955 e 1974, fez fronteira com o São Luiz.
Fraternité, Conte Fantastique
Teatro
26 e 27 abril, 20h
Caroline Guiela Nguyen e a sua companhia Les Hommes Approximatifs apresentam um espetáculo que espelha o trabalho que têm desenvolvido juntando ficção e realidade e acreditando sempre que o imaginário do ser humano é a sua grande arma.
A História que vamos continuar a escrever
Conferências
Este ciclo de encontros e conferências procura lançar questões e problematizar matérias que, não esgotando as frentes de reflexão, faz balanços sobre dimensões sociais, políticas, económicas, históricas, culturais que nos surgem como estruturantes no modo como devemos pensar o país.
29 abril, sexta, 20h
Fantasmas: a imaginação sob influência
com Margarida Medeiros, Paulo Pires do Vale, Victor Barros
30 abril, sábado, 15h
Ética e Economia
com Nuno Aguiar, Ricardo Paes Mamede, Susana Peralta
30 abril, sábado, 17h
Repressão, ideologia e ordem
com Irene Flunser Pimentel, Nuno Gonçalo Poças, Ricardo Cabral Fernandes
30 abril, sábado, 20h
Democracia: património de quem?
com Francisco Mendes da Silva, Isabel Moreira, João Marecos
Um projeto São Luiz Teatro Municipal, coproduzido com Museu Nacional do Teatro e da Dança, em cooperação com Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com Espaço Atlântida – Centro de Estudos da História da Leitura e podcast de jornalismo de investigação Fumaça.
Colaboração: Arquivo Municipal de Lisboa, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Museu do Fado, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Escola Superior de Teatro e Cinema, Teatro Nacional Dona Maria II, Torre do Tombo/Direção-geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Rádio e Televisão de Portugal, Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, Departamento de Património Cultural/Câmara Municipal de Lisboa, Museu de Lisboa, Museu da Marioneta
Mais informações em teatrosaoluiz.pt