Exibições Marchas Populares
“Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico / Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico / E tenho um gaiato aqui dependurado / Que é mesmo o retrato do meu namorado”
Gargantas afinadas e passos ensaiados, os bairristas descem a Avenida da Liberdade e a cidade veste-se de gala naquele que é o ponto alto das Festas de Lisboa. Este ano, Vasco Santana e A Canção de Lisboa são a inspiração para a Grande Marcha: Vasco é Saudade promete embalar toda a cidade na noite de Santo António.
Centenas de pessoas, entre figurinistas, marchantes, coreógrafos, ensaiadores e cavalinho, trabalharam durante meses num projeto que tem na noite de 12 de junho o seu grande final. As marchas populares são o símbolo máximo das tradições dos bairros e das gentes de Lisboa, onde os mais velhos vão dando lugar aos mais novos, num revitalizar de memórias e numa prova de vida e de amor que, a cada ano, os bairristas renovam.
Este ano, Lumiar, São Domingos de Benfica e Bairro da Boavista estão de volta ao desfile.
1 junho
Infantil “A Voz do Operário”, Olivais, Belém, Alcântara, Mouraria, Bica, Lumiar, Carnide, Alto do Pina
2 junho
Mercados, Penha da França, Campo de Ourique, Benfica, Graça, Bela Flor – Campolide, Bairro da Boavista, Alfama, Bairro Alto
3 junho
Santa Casa, Castelo, Ajuda, São Domingos de Benfica, Madragoa, Marvila, São Vicente, Santa Engrácia