Gardens Speak
O Teatro do Bairro Alto, que não é no Bairro Alto (mas quase), reabre em breve. Entretanto, vamos começando: primeiro, online e agora na cidade, com uma série de propostas entre o dia e a noite, o chão e as alturas, o próximo e o distante, a atenção e o esquecimento; para ver e ouvir a andar ou sem nos mexermos, de pé, deitados na terra ou mesmo sentadas em cadeiras. Nada do que propomos é por enquanto no Teatro (é perto); e nada será propriamente teatro, mas formas íntimas e invulgares que pensam e transformam o que as rodeia.
Gardens Speak é uma instalação sonora interativa da artista libanesa Tania El Khoury criada a partir das histórias de dez pessoas comuns que foram enterradas em jardins na Síria.
Nestas sepulturas improvisadas, joga-se uma colaboração contínua entre os vivos e os mortos. Os mortos protegem os vivos não os expondo a mais perigos por parte do regime. Os vivos protegem os mortos conservando as suas identidades, partilhando as suas histórias e impedindo que as suas mortes sejam instrumentalizadas pelo regime.