Moving People, Artista na Cidade
2018 é ano de Artista na Cidade, um projeto que procura apresentar obras existentes, mas sobretudo dinamizar colaborações entre artistas e organizações locais e o artista convidado. Este ano a Artista na Cidade é Christiane Jatahy, que traz ao Lisboa na Rua Moving People, um projeto sobre refugiados e migrantes. Christiane Jatahy é autora, encenadora e realizadora brasileira. A sua obra vive numa fronteira entre o teatro e o cinema, entre as grandes narrativas e os episódios do quotidiano, entre o espaço teatral e o espaço público.
Dentro de um contentor um documentário é filmado, montado ao vivo e projetado para o público no mesmo instante em que ele é feito. Um documentário sobre o encontro entre as pessoas que chegam e as que estão, sobre memórias, ideias e utopias. Um diálogo vivo sobre os dias de hoje, estimulado pelas perguntas de Christiane Jatahy.
Moving People é um projeto sobre o encontro. Um espaço para falar sobre a memória, sobre as utopias e sobre o futuro. O encontro acontece entre pessoas que se movimentaram no mundo, migrantes, refugiados que partiram em busca de uma nova casa. Além dos imigrantes, participa também no espetáculo um ator local. Soma-se a memória de quem vem de fora e a memória de quem é da cidade.
Ao público é pedido que leve objetos para compor esta casa em construção, pequenos objetos que as pessoas achem que são importantes ter numa casa. São esses objetos que dão a cor e os detalhes ao filme. No final, são devolvidos aos proprietários.
O público senta-se dos dois lados do contentor e assiste ao filme. A determinada altura, as fronteiras entre quem assiste e quem conta desaparecem. O encontro é completo: do público com os convidados, da performance com o cinema.
Conceção e Direção: Christiane Jatahy; Cenário e Iluminação: Thomas Walgrave; Colaboração técnica no desenvolvimento do Cenário: Marcelo Lipiani; Técnico de Vídeo: Julio Parente; Câmara: Paulo Camacho; Direção de produção: Henrique Mariano