Os Bachs – Concerto para Coro, Solistas e Orquestra Barroca · Nova Era Vocal Ensemble & Orquestra 1755
Sob a direção do maestro João Barros, propõe-se uma viagem pelas composições de uma família que se destaca como um exemplo notável de talento musical transmitido ao longo de sete gerações. Originária da Turíngia, na Alemanha, a família Bach desenvolveu, desde o século XIII, uma sólida formação musical, transmitindo conhecimentos entre si e mantendo um elevado padrão de excelência. O programa é composto por peças para coro, solistas e orquestra, sempre com a espiritualidade característica da época em pano de fundo.
Programa
Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen (BWV 12), de Johann Sebastian Bach
Sinfonia
Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen
Bitten (Wq 208/3), de Carl Philipp Emanuel Bach
Quarteto solista
An den Flüssen Babylons, de Johann Philipp Kirnberger
Ach, daß ich Wassers gnug hätte, de Johann Christoph Bach
Alto Solo
Jesu, meine Freude, de Johann Michael Bach
Halt was du hast
Jesu, meine Freude (BWV 227), de Johann Sebastian Bach
Coral
Gute Nacht, o Wesen
Mit Weinen hebt sich's an, de Johann Christoph Bach
Der Gerechte, ob er gleich zu zeitlich stirbt, de Johann Christoph Bach
Unsere Trübsal die zeitlich und Leicht ist (JLB 33), de Johann Ludwig Bach
Paixão segundo São Mateus (BWV 244), de Johann Sebastian Bach
Wir setzen uns mit Tränen nieder
Solistas
Mariana Castello-Branco, soprano
Laura Lopes, alto
Dinis Rodrigues, tenor
Samuel Rausch, baixo
Nova Era Vocal Ensemble Composto por 28 cantores, foi fundado pelo Maestro João Barros. Através de várias estreias absolutas de compositores portugueses e estrangeiros, tem vindo a dar um novo rumo à composição em Portugal, dando também a conhecer ao público as mais relevantes obras corais da história da música.
João Barros Mestre em Direção Coral e licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. É formador de professores nas oficinas “Música na Escola”, organizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, e tem, ao longo dos anos, trabalhado com diferentes Coros. É o Diretor Artístico da Lisbon Choral Conducting Masterclass.
Johann Sebastian Bach (1685-1750) Compositor, cravista, mestre de capela, regente, organista, professor, violinista e violista, considerado um dos mestres da música clássica, determinante no desenvolvimento da música barroca.
Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) Músico, compositor e professor alemão. Talvez o mais famoso dos filhos de Bach, C.P.E. Bach foi um dos principais representantes do estilo "empfindsam" (sensível), durante o período de transição entre o barroco tardio e o Classicismo. Conhecido como “Bach de Berlim” e, mais tarde, como “Bach de Hamburgo”, para o distinguir de outros membros da família Bach, trabalhou como músico de corte e compositor em várias cidades, incluindo Berlim e Hamburgo. Deixou centenas de composições, entre peças para teclado solo, concertos, sinfonias, música sacra, música de câmara e lieder.
Johann Philipp Kirnberger (1721-1783) Compositor, teórico musical e músico alemão do período barroco tardio e início do Classicismo. Foi um dos discípulos mais notáveis de Johann Sebastian Bach, com importantes contributos na teoria musical, sobretudo no campo da harmonia, do contraponto e da afinação temperada.
Johann Christoph Bach (1642-1703) considerado o maior músico da família Bach até Johann Sebastian Bach, foi organista em Eisenach durante 38 anos. Era primo de Johann Sebastian Bach e é tido como uma forte influência na sua educação musical. Teve um papel essencial no desenvolvimento do estilo barroco alemão, especialmente na música vocal sacra e instrumental.
Johann Michael Bach (1648-1694) Compositor alemão do período barroco, também ele primo de Johann Sebastian Bach. É referido em alguns meios como “Gehrener Bach”, como distinção do outro Johann Michael da família Bach, o “Wuppertaler Bach”.
Johann Ludwig Bach (1677-1731) Compositor e músico alemão do período barroco, trabalhou em várias igrejas e ocupou cargos em diversas cidades, onde compôs e executou música religiosa. A maior parte de sua produção está relacionada a cantatas, motetos e música coral, compostas para os serviços litúrgicos da igreja.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês Ocupa a Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus da Ordem Terceira de São Francisco, cuja edificação foi iniciada em 1582 e concluída em 1633. Muito danificada pelo Terramoto de 1755, a Igreja foi reconstruída sob o patrocínio de D. Frei Manuel do Cenáculo, tornando-se sede paroquial de Nossa Senhora das Mercês em 1835. Reunindo traços maneiristas e barrocos, apresenta um notável conjunto de talha, escultura e pintura seiscentistas e setecentistas na capela-mor e nos altares laterais, e ainda dois púlpitos ricamente decorados.