Poema Mundi – 1000 Palavras para a Paz
Espetáculo poético-musical que pretende ser uma comemoração da época natalícia e, ao mesmo tempo, uma forte invocação contra a guerra e a violência, assinalando a urgência de um mundo onde a liberdade e a fraternidade sejam dominantes.
Um grupo de músicos que reúne duas formações – coletivo Poetry Ensemble e quarteto de cordas Naked Lunch – e as vozes de Xana (Rádio Macau), Mitó (A Naifa), Alice Neto de Sousa (Poeta), José Anjos e Paula Cortes (Lisbon Poetry Orchestra) e Patrícia Relvas (Lavoisier). Neste espetáculo intervêm ainda alguns músicos da Comunidade de Músicos Afegãos dirigidos por Rui Rebelo. Os poemas são de António Gedeão, Ary dos Santos, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, José Manuel Mendes, José Tolentino Mendonça, Miguel Martins, Nadia Anjuman (Afeganistão, 1980-2005), Natália Correia, Pedro Tamen, Reinaldo Ferreira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Vinicius de Moraes e Yvette Centeno.
POETRY ENSEMBLE
Alexandre Cortez baixo elétrico
Filipe Valentim teclados
Luís Bastos clarinete, saxofone, guitarra acústica
José Anjos voz, guitarra, percussões e seleção de poemas
Paula Cortes voz
NAKED LUNCH
Francisco Ramos 1.º violino
Fernando Sá 2.º violino
João Paulo Gaspar viola d’arco
Tiago Rosa violoncelo
Convidados:
Alice Neto de Sousa voz
Mitó voz
Patrícia Relvas voz
Xana voz
Rui Rebelo & Comunidade de Músicos Afegãos santur, rubab, tombak/darbuka, tablas e flautas
Ficha técnica (A Palavra):
Alexandre Cortez criação e direção de projeto
Manuel San Payo direção técnica e som
Joana Mário Rodrigues iluminação
Paulo Santiago e Miguel Berger produção executiva
António Silva comunicação
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço, mediante o levantamento de bilhetes (máximo dois por pessoa) no Capitólio, no próprio dia (19h30 – 21h30).
M/6