Desde 2010, o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de cidadania local com a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento, dando visibilidade a diversas questões sociais. Na EGEAC, são várias as atividades que assinalam este dia.
Às 10h30, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta acolhe uma representação comemorativa do primeiro aniversário da peça de teatro “Lisboa, 5 de outubro de 1910 – Uma história verídica e bem contada!”. Estreada no dia 5 de outubro de 2022, esta insere-se no projeto “Nós por Todos”, fruto de uma parceria entre o Museu de Lisboa e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa.
Às 16h, o Castelo de São Jorge leva a cabo a oficina para famílias “Votar ou não votar”, dedicada à história do acesso ao voto, cuja universalidade foi muito difícil de alcançar.
Já no Museu do Aljube, a data é comemorada com uma visita orientada pela diretora do Museu, Rita Rato, às 18h, à exposição “A Artista saiu à rua”, com fotografias da manhã do dia 25 de Abril de 1974, da autoria de Ana Hatherly.
Também o Padrão dos Descobrimentos assinala este dia com uma programação que se prolonga no tempo. No dia 24, às 10h30 e às 14h30, promove visitas mediadas com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Já para os dias 26 e 27, preparou uma visita-debate e uma oficina de escrita vocacionadas para as escolas. A terminar, no dia 28, as famílias podem participar na oficina “Gestos para a Igualdade”.
Contamos convosco!