Fevereiro chega com estreias, novas exposições, uma instalação muito especial para celebrar o Dia de São Valentim e bailes e oficinas para brincar ao Carnaval.
Cucha Carvalheiro regressa hoje ao palco do São Luiz e leva, pela primeira vez, um texto próprio: FONTE DA RAIVA acompanha Amélia, uma mulher filha de mãe branca e pai negro, que regressa às ruínas da casa onde nasceu, numa das aldeias mais pobres de Portugal, e evoca memórias do verão de 1962, o verão de todas as mudanças. De volta, mas ao Teatro do Bairro Alto, está também o italiano FRANCO “BIFO” BERARDI. Vai falar sobre Desejo Depressão e Deserção numa conversa com Ideal Maia, ativista climático. No Cinema São Jorge o mês começa com em alemão, com mais uma edição da KINO e, ao cuidado dos mais novos, no LU.CA o mês é dedicada à Dança, com destaque para DIA-A-DIA, de Ana Jezabel.
Atenções viradas também para o Museu da Marioneta: dia 11, os tradicionais Bonecos de Santo Aleixo levam até à antiga capela O AUTO DA CRIAÇÃO DO MUNDO e, lá mais para o fim do mês, abre portas a exposição que acompanha a edição deste ano da MONSTRA – MARIONETAS QUE GUARDAM O TEMPO – UMA VIAGEM AO MUNDO DAS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO PORTUGUESAS abre portas dia 24. Fevereiro traz também novas exposições ao Museu de Lisboa: POLITICAS DE HABITAÇÃO EM LISBOA, DA MONARQUIA A DEMOCRACIA, promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa, e CIDADE-MINIATURA | A MAQUETA DE LISBOA PELO BOMBEIRO LUIS PEREIRA DE CARVALHO, com olhar atento à maqueta de Lisboa iniciada em 1906 e nunca concluída. No Museu do Aljube, há também novidades: a exposição temporária TERRA (IN)SUBMISSA, de Bruno Moraes Cabral e Kiluanji Kia Henda, abre portas a 23 de fevereiro.
Fevereiro divide-se também entre corações apaixonados e foliões de Carnaval. No mês em que abrem as inscrições para os Casamentos de Santo António, o Museu de Lisboa – Santo António retoma uma instalação muito especial: pratos de diferentes tamanhos e motivos, produzidos pela Oficina do Castelo, serão exibidos a partir de dia 7 num portal de 8 metros de altura, cenário ideal para os pares de namorados celebrarem este dia. E em diferentes espaços EGEAC há oficinas, atividades para todas as idades e bailes, para brincar ao Carnaval.
#estemêsnaEGEAC #fevereiroEGEAC #acontecenaEGEAC