É já no próximo dia 22 que termina o concurso «Grande Marcha de Lisboa 2023». A duas semanas do fim do prazo de entrega das candidaturas para esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, o júri já está escolhido.
Para a edição deste ano do concurso foram convidadas três figuras reconhecidas no panorama musical e artístico português: o maestro, músico e compositor Carlos Alberto Moniz (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores), a cantautora Luísa Sobral e o compositor e diretor artístico Jorge Salgueiro, que irão, respetivamente, fazer a Apreciação da música, a Apreciação da letra e a Apreciação na generalidade.
Os elementos do júri terão como missão escolher a composição (música e letra) vencedora deste ano que, além de «Lisboa», tema obrigatório, deve igualmente inspirar-se no Parque Mayer – espaço icónico, nascido em 1922, e durante décadas o mais importante centro de diversão e de cultura da cidade, tendo completado o 100.º aniversário no ano passado.
A Grande Marcha 2023 será apresentada e interpretada por todos os participantes das Marchas Populares de Lisboa, no âmbito das Festas da cidade no desfile da Avenida da Liberdade, na noite de Santo António, assim como nas exibições prévias.
Aberto a todos, individual ou coletivamente, residentes em Portugal e maiores de idade, este concurso distingue anualmente a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de €5.500 (cinco mil e quinhentos euros).
As propostas deverão ser enviadas, de forma anónima, por correio registado com aviso de receção, para a sede da EGEAC, até ao próximo dia 22.