Depois de quatro anos de ausência, a Feira do Livro de Poesia está de volta. De 21 a 26 de março, mais de uma dezena de editoras de poesia e livreiros marcam encontro com os leitores no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Além das editoras e livreiros que apresentam os seus catálogos de poesia, haverá apresentações de livros, oficinas e concertos, numa programação que se estende ao auditório da Casa Fernando Pessoa e à Biblioteca Espaço-Cultural Cinema Europa.
Também em março, a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique retomam o projeto Poesia Estendida, em que se convida os vizinhos do bairro a colocar bandeiras com versos à janela. É um projeto que nasceu na pandemia e que teve uma grande adesão, tendo chegado a diferentes locais da cidade. Nas duas últimas edições, o público participou logo na primeira fase do projeto, com o envio de propostas de versos para serem estampados nas bandeiras.
Nas palavras de Pedro Costa, presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique: “A poesia é integral à identidade de Campo de Ourique, tal como o é Fernando Pessoa. Durante a pandemia de Covid-19, que impossibilitou a realização da Feira do Livro da Poesia, fizemos questão de celebrar o Dia Mundial da Poesia levando-a às ruas e janelas, através do programa Poesia Estendida. É com motivação redobrada que este ano voltamos ao coração do Bairro, realizando novamente no Jardim da Parada a Feira do Livro da Poesia em parceria com a Casa Fernando Pessoa.” Este ano, além de poder recolher uma bandeira com um dos versos selecionados na Casa Fernando Pessoa ou na Biblioteca Espaço Cultural Cinema Europa, será possível também estampar a sua própria bandeira: no Dia Mundial da Poesia, haverá na Casa Fernando Pessoa uma oficina de impressão onde os participantes poderão fixar versos de Pessoa e dos seus heterónimos em tecido – as inscrições já estão abertas.
Ainda no dia 21 de março, a obra da poeta Ana Luísa Amaral, que colaborou com a Casa Fernando Pessoa em tantos programas, será celebrada num encontro informal de partilha de histórias e de leitura de poemas por poetas e amigos.
Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, reforça: “No Dia Mundial da Poesia, 21 de março, a entrada na Casa Fernando Pessoa é gratuita. Na sessão do fim da tarde, dedicamos a data a Ana Luísa Amaral que tantas vezes habitou esta Casa, com a sua voz, a sua inteligência, a sua poesia, a sua alegria. Que este dia seja para ela.”
A programação completa da Feira do Livro de Poesia estará brevemente disponível em casafernandopessoa.pt e em jf-campodeourique.pt.