Na cerimónia de entrega dos troféus às Marchas Populares de 2024, realizada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Carlos Moedas, revelou o tema da Grande Marcha de Lisboa e anunciou um reforço de 220 mil euros na comparticipação atribuída às Marchas num investimento total de mais de um milhão de euros.
Os prémios, atribuídos às 23 marchas participantes e aos vencedores das sete diferentes especialidades integradas no concurso, foram concebidos pela artista plástica Romy Castro e inspirados no rio Tejo – o tema do ano passado.
O tema da Grande Marcha de Lisboa deste ano será: “A Alma de Lisboa”.
O concurso da Grande Marcha de Lisboa, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, seleciona anualmente uma composição original (música e letra) que melhor caracterize, literária e musicalmente, a cidade de Lisboa.
Como é já tradição, a Grande Marcha será interpretada por todas as Marchas Populares nas Festas de Lisboa, sendo o seu tema igualmente uma fonte de inspiração para a escolha das coreografias e dos figurinos dos bairros participantes.
As condições do concurso serão brevemente anunciadas, após serem publicadas em Boletim Municipal, definindo as regras de participação dos candidatos para a composição da letra e da música, que será interpretada por todas as Marchas Populares.