O Castelo de São Jorge inaugurou recentemente a exposição “A Revolta do Castelo (1928)”, integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Ao longo dos séculos, o Castelo funcionou em vários momentos como quartel militar. A partir das invasões francesas no início do século XVIII, as suas funções militares foram reforçadas, com a instalação de corpos de comando e batalhões. No século XIX, a freguesia do Castelo chegou a ser oficialmente dividida entre uma zona civil e uma zona militar, o que acentuaria o seu carácter militar.
No dia 20 de julho de 1928, o batalhão de Caçadores 7, aquartelado no Castelo de São Jorge, iniciou um levantamento militar e civil contra a Ditadura Militar, instaurada em 28 de Maio de 1926. Este movimento revolucionário foi uma das mais expressivas ações da resistência contra o sistema ditatorial, mas acabou por ser rechaçado pelas forças fiéis ao governo.
O Castelo de São Jorge manteve-se como quartel até 1938, altura em que se iniciaram as demolições dos vários edifícios ali existentes para conferir ao monumento o aspeto que hoje conhecemos.
Até 31 maio 2025, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge
Mais informações: info@castelodesaojorge.pt/ (+351) 218 800 620