Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação Página inicial EGEAC Cultura em Lisboa

20 de Abril, 2023

Casa Fernando Pessoa participa na Semana do Livro da Ilha Terceira

A Casa Fernando Pessoa foi convidada a participar na Livrelinha’23, a semana do livro da Ilha Terceira. A relação de Fernando Pessoa com os Açores deve-se à sua família materna, que era de lá natural. Pessoa visitou a Ilha Terceira em 1902, quando tinha 13 anos, e passou férias em Angra do Heroísmo com os familiares.
Em representação da Casa Fernando Pessoa irá a mediadora do serviço educativo Andreia Almeida, que orientará duas sessões onde que se debruçam sobre o estudo da obra pessoana.

A primeira sessão realizar-se-á no dia 21 de Abril, entre as 09h30 e as 10h30, é destinada a escolas e intitula-se “O que é ser português?”.  Aborda a questão da identidade nacional a partir das perspetivas mítica, simbólica e poética de Pessoa. Pretende-se ajudar os alunos a superar dificuldades no estudo da obra “Mensagem” e despertar o seu interesse para o único livro que Fernando Pessoa publicou em vida.
No dia 23 de Abril, a segunda sessão é intitulada “Uma abordagem à Biblioteca de Fernando Pessoa”, dirige-se ao público em geral e decorre pelas 15h.  A partir da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, que está à guarda da Casa Fernando Pessoa, iremos encontrar respostas para as perguntas: que livros leu Pessoa? Que autores escolheu? Como é que essas leituras influenciaram aquilo que escreveu?

Andreia Almeida  é formada em Línguas e Literaturas Clássicas, com especialização em Museologia e Património, e mestre em Arqueologia pela FLUL, tendo completado o ciclo curricular do doutoramento em História na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo de mais de 10 anos, desenvolveu trabalho como arqueóloga e investigadora em instituições nacionais e estrangeiras e como docente de Português, História e Cultura do ensino secundário e profissional.
Em 2011, iniciou atividade como técnica de Serviço Educativo em contexto de museu e integra a equipa de Mediação Cultural da Casa Fernando Pessoa desde 2020.