Namoramos ou casamos?
Abrimos simbolicamente as candidaturas para os Casamentos de Santo António no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados.
A cidade convoca todos os namorados a participarem numa das suas tradições populares mais queridas, e um dos momentos altos das Festas de Lisboa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de Lisboa e organizada pela EGEAC.
Para a cerimónia do dia 12 de junho, realizada entre a Sé de Lisboa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho (casamentos civis), serão selecionados 16 casais que devem formalizar as candidaturas entre 14 de fevereiro e 27 de março.
A ficha de inscrição – o presente ideal para oferecer no Dia dos Namorados – estará disponível nas Lojas Lisboa de Alcântara, Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha.
Os pretendentes aos Casamentos de Santo António devem preencher os requisitos previstos nas condições gerais de participação, designadamente a apresentação de comprovativo de residência permanente no município de Lisboa de um dos elementos do casal.
Os noivos serão presenteados por esta grande festa coletiva, que envolve muitas centenas de participantes, incluindo um grande elenco de parceiros e patrocinadores que todos os anos tornam esta iniciativa possível.
A primeira edição dos Casamentos de Santo António realizou-se em 1958 na Igreja de Santo António, unindo 26 casais. Uma iniciativa patrocinada à época pelo Diário Popular que seria interrompida pela Revolução de 1974 e recuperada mais tarde, em 1997, pela Câmara Municipal de Lisboa – passando a incluir, além da cerimónia religiosa, os casamentos civis. Desde então, realizaram-se 400 casamentos (275 religiosos e 125 civis).
Mais de seis décadas depois, a tradição mantém-se com nova cerimónia sob os auspícios do Santo ‘casamenteiro’ mais acarinhado de Lisboa, no dia 12 de junho.
Namoramos ou casamos?
Em fevereiro namoramos, em junho casamos!