18 de maio é o Dia Internacional dos Museus e para lá das visitas às exposições de longa duração, há alguns momentos especiais, nos Museus da EGEAC.
Às 16h00, o Museu de Lisboa abre, pela primeira vez, ao público a sua Reserva Central, numa visita que dá visibilidade a um importante trabalho dos museus: a gestão das coleções.
No Museu da Marioneta, sob o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar, a data comemora-se com entrada gratuita no dia 18 e uma programação especial durante todo o mês.
No Atelier-Museu Júlio Pomar, para além de a entrada ser gratuita todo o dia, haverá uma Feira do Livro e do Cartaz, com preços especiais.
O Castelo de São Jorge comemora este dia com um conjunto de atividades para todas as idades e, no sábado seguinte, dia 20, a entrada é gratuita a partir das 18h30, para uma noite especial que inclui visitas e oficinas.
No Museu Bordalo Pinheiro, há Dias de festa à la Bordalo com a Feira do Livro, oficinas artísticas, entradas gratuitas e muito mais.
Na Casa Fernando Pessoa, o Dia dos Museus dá um especial enfoque à saúde mental, com uma peça de teatro, uma sessão descontraída e um encontro sobre literatura, arte e saúde mental.
O Museu do Fado vai estar em festa, na Noite dos Museus, 13 de maio, até às 24h00, estendendo a sua programação até ao dia 20.