Antípodas – Festival Flamenco Lisboa
Em Antípodas, Florencia Oz e a sua irmã gémea, Isidora O’Ryan, embarcam numa viagem poética que explora a dualidade e a identidade. Inspiradas na figura do doppelgänger do Romantismo (como em Doppelgänger de Schubert), contam a história de um ser que, em tempos, foi único, até que uma se separa da outra para se tornar ela própria.
Num cenário minimalista e contemporâneo, as irmãs misturam dança, flamenco, percussão, voz e violoncelo, criando um espetáculo sensorial onde os seus movimentos e sons se entrelaçam. O palco transforma-se num espaço onde os limites entre uma e outra se desvanecem e se redescobrem.
Florencia Oz, natural do Chile, mudou-se para Sevilha para estudar flamenco, tendo brilhado como solista no Ballet Flamenco da Andaluzia e em companhias de renome, como as de Eva Yerbabuena e David Coria. Este último assinou a coreografia de Antípodas, aclamado espetáculo que lhe valeu o Prémio de Melhor Nova Artista no Festival de Jerez (2021). Ao longo da sua carreira, foi também premiada em concursos internacionais de flamenco, destacando-se pelo seu talento e inovação na dança.
Deia original: Florencia Oz e David Coria
Direção: David Coria
Coreografia: Florencia Oz
Composição musical e intérprete: Isidora O’Ryan
Design de iluminação: Olga García
Design de vestuário: Belén de la Quintana
Duração: 60 min
Classificação etária: M/6