Lisboa Soa
De que forma pode o som ajudar a derrubar preconceitos e tornar os espaços urbanos mais democráticos? De olhos, e ouvidos, postos na importância da diferença, o Lisboa Soa, festival de arte sonora, ecologia e cultura auditiva, centra-se este ano no tema “Multipli.Cidades”.
Instalações Sonoras:
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
Interdimensional Generated Space, Marta Zapparoli (IT)
Antenas específicas serão instaladas no pequeno jardim para detetar ondas de rádio em tempo real numa gama de frequências específica, captando as redes invisíveis de comunicação sem fios e de alta frequência que atravessam o nosso corpo no dia a dia. A instalação é uma extensão da performance Interdimensional Generated Space.
BODIES AND SUBWOOFERS (B.A.S.) 4.0: DOUBLE R-45, Stefanie Egedy (BR)
Com base na ideia e na prática de uma "experiência vibracional" e nos efeitos terapêuticos do som de baixa frequência e dos subwoofers, BODIES AND SUBWOOFERS (B.A.S.) é uma instalação site-specific com 4 J-SUB subwoofers e síntese analógica. Invisível aos olhos, traz ao visitante o toque do som.
Crackling Songs, Vincent Martial (FR)
Numa sala, algumas velas revelam o espaço e o que se passa no seu próprio processo através do som amplificado. Uma instalação efémera que procura outra forma de compor música, utilizando a matéria em combustão.
Cookies policy – resonant cartography of music (im)materialities, Joana Sá (PT)
Este ‘fragmento para uma instalação’ relaciona-se com o livro e a plataforma virtual a body as listening - resonant cartography of music (im)materialities de Joana Sá que serão lançados neste contexto do Lisboa Soa. Cookies policy dita as (não) regras de um (não) jogo onde cartografia e navegação não são dualidades opostas, mas dimensões de um mesmo processo ressonante.
Dream Turn, Jutta Ravenna (DE)
Projeto inspirado nos moinhos de vento de Portugal e nas suas manifestações acústicas únicas. Na sala haverá vários altifalantes rotativos, colocados no chão, em mesas e nas paredes. O ouvinte é o ator da variação sonora, consoante a deslocação que faz no espaço e os movimentos de cabeça e corpo.
Escavação em 48 minutos Desenho em movimento, Cláudia Guerreiro (PT) Som Rui Carvalho (Filho da Mãe) (PT)
Um desenho feito sem interrupções, registado em vídeo e sonorizado num take direto em guitarra. Uma escavação em tempo real que procura a luz, construindo e desconstruindo, escavando como se de uma gruta se tratasse.
Sounds Within Sounds, Lisboa Soa
Em 2021, o Lisboa Soa decidiu “escutar para trás” e encomendou quatro composições a quatro artistas portugueses, que mergulharam no arquivo sonoro do festival. As composições foram lançadas em formato CD pela editora Crónica e estarão em escuta durante o festival. Um trabalho sobre a memória, com os ouvidos postos no futuro.
Composições:
João Castro Pinto, Efflux
Sara Pinheiro, Do que Ressoa
Mestre André, No Earlids
Ana Guedes, Splicing_archives_
Gravações de Mestre André e José Bica, direção de som de Hélder Nelson.
Fotos de Vera Marmelo. Master e design de Miguel Carvalhais
Comissariado por Raquel Castro
> Carpintarias de São Lázaro
Darkless - A journey of Acoustic Embodiment, Rudolfo Quintas (PT)
Um projeto de investigação e criação artística que tem como características distintivas a participação e colaboração de pessoas cegas em processos de criação nas artes digitais, possibilitando a descoberta de novas sensibilidades. A exposição reúne, pela primeira vez, um conjunto de instalações imersivas e interativas, entre as quais Black Hole; uma nova versão interativa e lumínica da obra Can I Hear You Dance?; o filme SONIAL; o workshop Blind Sounds e um jantar-performance, permitindo um olhar alargado sobre esta investigação artística.
Concertos e Performances:
24 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
17h00 Abertura oficial LISBOA SOA 2023
Visita guiada às instalações com a presença dos artistas
19h00 Microexplosive Road, Vincent Martial (FR) e Gwendolin Robin (BE)
Através da exploração microscópica da matéria em transformação, Martial e Robin encenam processos amplificados de metamorfose para criar um universo performativo, em que a arte visual e a arte sonora se misturam. Materiais explosivos, gelo seco, pedras, vidros e velas emergem de microfenómenos num espaço-tempo que põe à prova a sensibilidade do público.
> Carpintarias de São Lázaro
21h30 Inauguração da Exposição Darkless - A journey of Acoustic Embodiment, Rudolfo Quintas (PT)
Exposição de Rudolfo Quintas que reúne um conjunto de obras do artista, como Can I Hear You Dance?, uma instalação audiovisual que propõe uma relação íntima e inclusiva do ser humano com a natureza, e Black Hole, instalação imersiva inspirada na imagética e nas relações humanas com amigos cegos como um espaço-lugar que lida com linearidade vs não linearidade da linguagem corporal, transcendência e intuição como uma cartografia emocional do corpo.
25 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
18h00 Solo for Voice and Electronics, Alessandra Eramo (IT)
Com uma colagem de paisagens sonoras e vozes hipnóticas, Eramo vai além do som em camadas mais profundas de expressão poética e explora estados de transe no canto pelo uso de técnicas vocais estendidas, vocalização não- verbal, ruído bruto, melodias, distorção, palavras fragmentadas e idiomas desconhecidos. Uma experiência acústica imersiva.
19h00 A Sub-Bass Dose Live, Stefanie Egedy (BR)
De que forma as interações com sons de baixa frequência e subwoofers oferecem novas possibilidades de criar, vivenciar realidades e perceber um maior relaxamento e redução do stress? Nesta performance de Stefanie Egedy, a instalação é tocada ao vivo e a estimulação sensorial irá contribuir para uma existência comum no espaço, através de vibrações sentidas corporalmente.
> Carpintarias de São Lázaro
22h00 Long Ways/ Milky Ways, Rafael Toral (PT)
Mais do que uma peça, Long Ways é um exercício infinito sobre a guitarra elétrica num quase "não-concerto". Um exercício de vulnerabilidade, que começa e acaba, mas não tem princípio nem fim. Long Ways "desagua" em Milky Ways, virando a experiência do avesso, num fluxo contínuo a partir do interior do som.
26 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
18h00 Lançamento do livro e plataforma virtual ‘a body as listening – resonant cartography of music (im)materialities’, Joana Sá, ed. Sistema Solar/ Teatro Praga (PT) - com Joana Sá, André E. Teodósio e Raquel Castro
Are you there? Can you touch this?
(Listening is touching at the distance)
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Joana Sá música e textos,
Rita Sá vídeo e ilustrações
Ana Viana design
Nuno Bengalito desenvolvimento web
19h30 Dream Turn, Jutta Ravenna (DE)
O som dos moinhos de vento é transferido do computador para os altifalantes Leslie como se de um instrumento se tratasse, transformando fisicamente o seu som.
> Carpintarias de São Lázaro
22h00 Interdimensional Generated Space, Marta Zapparoli (IT)
Uma peça de investigação intensiva centrada no fenómeno transcendental das Luzes do Norte e das suas vozes. A performance utiliza gravações exteriores de fenómenos de rádio naturais VLF feitas na Noruega, em combinação com a utilização de um rádio de cristal feito por Zapparoli, mais luz, detetores e motores, para simular uma versão audiovisual tecnológica das Luzes do Norte no espaço.
23h00 The Crossing, Tarek Atoui (LB)
Uma performance a solo que reúne material sonoro registado em viagens, gravações de campos industriais e naturais de cidades portuárias e sons electrónicos sintetizados com o seu próprio software e interfaces. Atoui sobrepõe essas diferentes fontes, criando heterofonia e alusões sem fim ao tarab da música árabe.
27 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
18h00 Vanishing points, Matilde Meireles (PT)
O som está em toda a parte. Mesmo em espaços considerados tranquilos. Para produzir Vanishing Points, Matilde Meireles documentou a forma como alguns dos fluxos urbanos se cruzam com os seus próprios movimentos quotidianos e como ela também contribui para eles, registando o espaço em que se move no seu dia a dia: a casa, o comboio, os locais onde corre ou os densos ambientes urbanos.
19h00 abrir o concreto para que o espontâneo brote, e o concreto se escute, Lula Pena (PT)
Composição sonora efémera e site-specific entre Planta e Humano. No terreno da incerteza e harmonizada no tempo da escuta. Presença e ausência rizomatizados sem centro definido, na multiplicidade.
Programa Educativo:
Todas as oficinas são de entrada gratuita. É necessária reserva prévia de lugar, à exceção do laboratório Ouvindo Debaixo de Água. Mais informações e reservas através do email lisboasoa@gmail.com.
25 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
14h00 – 16h00 Som de baixa frequência: Uma introdução às propriedades, arranjos de subwoofer e como ouvir com seu corpo, Stefanie Egedy (BR)
Neste workshop, aberto a todos os níveis de profissionais, ouvintes e não-ouvintes, os participantes são convidados a explorar a perceção acústica e tátil dos sons de baixa frequência. Serão fornecidas informações relevantes sobre subwoofers, juntamente com alguns exemplos de arranjos clássicos e ideias de como otimizar a configuração destes equipamentos em diferentes espaços.
25 e 26 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
19h30 – 20h30 The City of Earthly Delights, Martyna Poznanska (PL)
Esta caminhada, ou instalação guiada, concentra-se na perceção multissensorial do mundo e na forma como está intrinsecamente emaranhada com seres não humanos. Os participantes ficarão, temporariamente, com os olhos vendados e receberão pequenas instruções para seguir e executar.
26 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
14h30 – 16h00 Oficina de Gambozinos, Angela Martín, Nuno Torres e Tiago Fernandes / Musgo Azul (PT)
Exercício que convoca o imaginário para a criação de seres fantásticos, em que os participantes constroem uma fauna ficcional, tridimensional e sonora e executam uma partitura gráfica recorrendo aos gambozinos como instrumentos sonoros.
16h00 – 18h00 Circle Singing. Helga Kroeplin (DE)
Uma imersão colaborativa e lúdica no som e na criatividade, que pretende estimular a imaginação, a tentativa, o erro e o risco, dela emergindo diversão e comunidade. Os participantes formam um círculo para realizar ideias musicais improvisadas. Ritmos, frases melódicas e sons circulam pela roda, giram entre os participantes, dando espaço a surpresas e individualidades, permitindo mudanças e novas ideias a cada momento.
26 e 27 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
14h00 – 18h00 Ouvindo debaixo d'água, Fish Bioacoustics Lab, FCUL (PT)
Debaixo de água normalmente não há silêncio. Mas que sons existem para lá dos que são produzidos por baleias e golfinhos?
Atividade promovida pelo Fish Bioacoustics Lab (MARE e CE3C - FCUL)
14h00 – 18h00 Performing Listening, Davide Tidoni (IT)
Através de uma série de exercícios baseados em escuta espacial, psicoacústica e movimentos guiados por sons, a oficina estimula o papel ativo do ouvinte e a sua capacidade de perceber e se envolver com o som. Participantes com experiência em dança e práticas de movimento são encorajados a participar.
27 agosto
> Quartel do Largo do Cabeço da Bola
14h30 – 16h00 Oficina de Bombas de Sementes, Angela Martín, Nuno Torres e Tiago Fernandes / Musgo Azul (PT)
Um jogo sonoro através de uma mesa amplificada, com diferentes recipientes com sementes e um tampo ressonante.
16h30 – 17h30 Field Recordings: a manifesto - Conversa aberta, Sara Pinheiro (PT)
Field Recordings: a manifesto explora as implicações políticas das gravações de campo em relação à ecologia sonora, educação, arte e tecnologia. Uma palestra e conversa aberta que tem como objetivo levantar questões e criar consciência.
> Carpintarias de São Lázaro
15h00 – 18h00 Blind Sounds, Rudolfo Quintas (PT)
Oficina de Música Interativa Inclusiva para Pessoas Cegas e Não Cegas, onde os participantes experienciam em conjunto a criação de música interativa através do movimento do corpo. O workshop segue uma metodologia composta por exercícios que possibilitam a criação de uma nova imagem mental do corpo proporcionada pela imersão sonora.