Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação

19 de Abril, 2023

Lisboa celebra a Liberdade com Vitorino e convidados, videomapping e fogo de artifício.

No próximo dia 24 de abril, a partir das 22h, o  é o palco principal da celebração da Liberdade em Lisboa que junta Vitorino e vários artistas convidados em torno de mais de 20 canções, num espetáculo inédito sob o mote Abril em Flor.

Inserido nas Festas de Abril e encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, Abril em Flor junta temas de autores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Sérgio Godinho, que, para além de Vitorino, serão interpretados por Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo.

Ainda no palco, mas através de gravações em vídeo, Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim irão declamar a poesia de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo.

A acompanhar Vitorino e os convidados estarão os músicos: Sérgio Costa, Rui Alves, Carlos Salomé, Paulo Jorge Ferreira, Daniel Neto e Guilherme Duque, dirigidos por Tomás Pimentel.

António Jorge Gonçalves é o autor da cenografia dinâmica que vai pontuar todo o espetáculo com desenhos ao vivo, criados a partir de uma seleção de fotografias, que serão projetados no palco.

Para o final do espetáculo reserva-se ainda um momento especial, com o último tema do concerto a ser acompanhado por uma sessão de fogo de artifício, iluminando os céus de Lisboa por volta da meia-noite, celebrando assim da melhor forma os 49 anos da Revolução dos Cravos e da Liberdade.

Antes do espetáculo, o ateliê OCUBO traz-nos Memórias de Abril, um espetáculo de videomapping que durante cerca de 11 minutos levará o público numa viagem por alguns dos acontecimentos que marcaram o antes e o depois da Revolução e os principais episódios do dia 25 de Abril de 1974.

Apoio:

Até ao final do mês, as Festas de Abril reservam outras propostas culturais, entre música, exposições, teatro, cinema, conversas, leituras, percursos, visitas e arte urbana, para desfrutar na rua ou em espaços municipais e culturais geridos pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.