Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação

12 de Agosto, 2024

O Santo faz anos

(…) Santo António nasceu em Lisboa, no ano de 1195, numa casa frente à Sé, onde foi batizado com o nome de Fernando.
A sua história irá sempre referir a importância de Lisboa onde viveu cerca de 20 anos. Foi Menino do Coro na Sé e continuou a sua formação intelectual em S. Vicente de Fora, junto dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Passará 10 anos em Coimbra, onde continuará os seus estudos no Mosteiro de Santa Cruz e onde conhecerá os franciscanos de quem toma o hábito e a radicalidade da Ordem. Muda o nome para António e muda de vida, tornando-se missionário em Marrocos. Irá mudar novamente de vida em Itália e no sul de França, ao revelar a sua eloquência e conhecimento das Escrituras, tornando-se num dos principais defensores da fé católica.

Uma tradição tardia do século XVII vai estabelecer o dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, como o dia do seu nascimento. A coincidência da data reforça a grande devoção de Santo António à mãe de Jesus manifestada desde muito cedo pelo santo lisboeta. Mas é sobretudo um marco simbólico de grande pertinência para que em Lisboa se celebre esta data, comemorando a perseverança de uma população que nunca deixou esquecer a proveniência de tão ilustre Santo seu conterrâneo.

Extracto de texto de Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa – Santo António

 

Nos dias 14 e 15 de agosto o Museu de Lisboa-Santo António  celebra a data do nascimento de Fernando de Bulhões com uma programação gratuita que inclui Leituras de Quadras de Santo António, um percurso por lugares que marcaram a vida de Santo António, uma oficina para famílias, uma nova exposição, um espetáculo de percussão e uma missa com fados dedicados ao Santo na Igreja de Santo António.

Mais informações sobre a programação neste link