A EGEAC inicia hoje o processo de recrutamento para a Direção Artística do Centro de Artes Pavilhão Azul – Coleção Julião Sarmento.
O novo Centro de Artes, localizado em Belém, acolherá a coleção privada do artista plástico, no âmbito do Acordo de Parceria assinado entre a EGEAC e a Associação Julião Sarmento no dia 9 de fevereiro.
Com abertura prevista para o final de 2024, este espaço privilegia a arte e a cultura contemporâneas, dedicando-se à organização e apresentação de exposições, atividades e eventos de caráter nacional e internacional.
Além do conhecimento da obra de Julião Sarmento e da sua coleção, o perfil para a Direção Artística do Centro de Artes Pavilhão Azul exige formação e experiência profissional adequadas, nomeadamente grau académico superior em Belas Artes ou Ciências Humanas ou Sociais com foco em estudos artísticos. As candidaturas devem também demonstrar experiência em curadoria, na direção de instituições culturais e na conceção e desenvolvimento de programas e projetos artísticos na área da arte contemporânea. Devem ainda ter obra publicada no campo da ensaística sobre arte e conhecimento profundo do meio artístico nacional.
A seleção da nova Direção Artística será feita por um júri composto por Pedro Moreira (presidente do Conselho de Administração da EGEAC), Delfim Sardo (administrador do CCB) e Sara Antónia Matos (diretora das Galerias Municipais e do Atelier-Museu Júlio Pomar).
As candidaturas podem ser apresentadas até dia 19 de março e devem ser submetidas através da plataforma de recrutamento da EGEAC onde se encontram todas as informações úteis.