O poder dos museus para transformar o mundo é o tema do Dia Internacional dos Museus em 2022. Neste dia a entrada na Casa Fernando Pessoa é gratuita e faremos o lançamento das Sessões Descontraídas.
Nas Sessões Descontraídas, a visita à exposição de longa duração da Casa Fernando Pessoa decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho nas salas de exposição. Pode implicar pequenos ajustes na exposição (luz, som) e no acolhimento do público (lotação reduzida nas salas de exposição), para melhor se adaptarem às suas necessidades. Apelamos a que todos os participantes tentem manter uma conduta silenciosa e atenta a possíveis situações de desconforto que outros visitantes possam manifestar.
Destina-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável. Por exemplo, pessoas no espectro do autismo; pessoas com deficiência intelectual; crianças com défice de atenção; pessoas com síndrome de Down; pessoas com síndrome de Tourette; pessoas em estados iniciais de demência; pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação; famílias com crianças pequenas.
A Casa Fernando Pessoa será um dos primeiros museus do país a oferecer estas sessões.