Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

Eixos Estratégicos

Eixo 01: Igualdade, diversidade e acessibilidade

Valorizamos a Igualdade, a Diversidade e a Acessibilidade.

Promovemos uma gestão igualitária de pessoas  nas várias áreas da empresa. Apostamos na igualdade de oportunidades no recrutamento, na remuneração e na formação e desenvolvimento profissionais, atentos à conciliação da vida pessoal e profissional.

Em 2023, serão implementadas medidas adicionais de promoção de acesso equitativo, físico, social e intelectual a todas as pessoas através de uma atividade diversa, sustentada por uma política de participação cultural que passa pela adequação dos espaços, espetáculos, cinema, conferências, visitas e exposições a todos os públicos através da interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição, sessões descontraídas e utilização de linguagem acessível.

Eixo 02: Valorização do património monumental e cultural

O Castelo de São Jorge e o Padrão dos Descobrimentos são equipamentos culturais de eleição na vertente patrimonial e monumental da EGEAC, pelo que a sua preservação e valorização são decisivas.

Este ano, para além de uma atualização do preço dos ingressos, mantemos a aposta na requalificação das suas acessibilidades e na intervenção e restauro do edificado. Pretendemos ainda melhorar a sinalética por meios tradicionais e digitais, através da colaboração com entidades especializadas nas áreas de tecnologia e gestão de conteúdos.

Eixo 03: Revigorar as áreas da Museologia e das artes plásticas

A EGEAC conta com um importante e diversificado leque de Museus e Galerias municipais, e 2023 ficará marcado pela renovação dos espaços expositivos do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e pela modificação da linha programática das várias Galerias, mediante uma aposta mais centrada no trabalho de artistas nacionais e do incremento de exposições de fotografia na programação.

Eixo 04: Majorar a componente performativa, diversificar públicos

Os nossos teatros alcançam e servem diversos públicos. A oferta de uma programação assente na qualidade, na sustentabilidade, na inclusão e na representatividade tem-se revelado essencial.

O reconhecimento dos projetos artísticos que subjazem aos nossos três teatros municipais e a sua diferenciação são prioritários. Vamos evitar sobreposições programáticas e promover a cooperação e entreajuda ao nível conceptual e de programação entre equipas e equipamentos.

Com uma forte aposta nas coproduções nacionais e o regresso das companhias internacionais aos nossos palcos, a EGEAC prossegue a sua missão de estimular a criação e a difusão das artes cénicas.

Eixo 05: Umas Festas e Eventos que promovam a sustentabilidade

As Festas de Lisboa e outros eventos no espaço público vão manter o foco na sustentabilidade económica (baseada na celebração de parcerias cuja componente financeira possibilite o desenvolvimento de um programa vasto e multicultural) e ambiental (recorrendo a materiais reutilizáveis e amigos da natureza, ao digital, a equipamentos de menor consumo energético e menores emissões de ruído).

Este ano será de aprofundamento das relações de proximidade e colaboração com as várias Juntas de Freguesia de Lisboa, quer na vertente de programação cultural, quer na de concretização de ações de cariz solidário. 2023 será também marcado pela Jornada Mundial da Juventude, evento com uma escala que criará desafios nunca antes enfrentados.

Músicos a tocar num espaço rodeado de natureza com público a assistir