Até ao final do ano pode ficar a conhecer melhor a vida de Santo António, enquanto jovem, na exposição “Vita Prima – Santo António em Portugal” patente no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
Uma proposta para entender como o santo e os valores a si associados (sacros e profanos) se tornaram pilares identitários de Lisboa.
António teve duas vidas: antes e depois de aderir à Ordem dos Frades Menores. Em Itália e em França, é mais conhecido como pregador e primeiro professor desta Ordem. Mas, em Portugal, conservou-se a memória da sua infância e juventude, nos locais por onde passou e numa abundante tradição oral.
A vida de Fernando de Bulhões conta-se pelos locais portugueses onde se formou. Colheu os primeiros ensinamentos na Sé de Lisboa, tornou-se monge no Mosteiro de São Vicente de Fora e adquiriu mais sólida formação no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A morte dos cinco Mártires de Marrocos tê-lo-á feito abraçar a causa mendicante. Adotou o nome António e partiu no outono de 1220 para evangelizar em Marrocos.
Exposição patente até 31 de dezembro de 2023