O festival literário Lisbon Revisited – dias de poesia, que este ano tem lugar nos dias 27, 28 e 29 de outubro, na Casa Fernando Pessoa, reúne em Lisboa oito poetas de diferentes lugares, mas com algo em comum: são todos escritores premiados.
Numa estreia em Portugal, teremos Simon Armitage, o poeta laureado do Reino Unido, e Kwame Dawes (Gana/Jamaica), considerado personalidade literária do ano em 2022, pela publicação americana Brittle Paper. Nesta ocasião, ambos verão os seus poemas traduzidos pela primeira vez para português.
A eles, juntam-se a poeta galega Chus Pato, já editada por cá e que tem visto o seu trabalho publicado em diferentes línguas e reconhecido com vários prémios. Da Ucrânia, vem Halyna Kruk, que integrou a antologia Quando a primavera chegar – 10 poemas de guerra, publicada pela Casa Fernando Pessoa. O último livro de poemas de Halyna Kruk, A Crash Course in Molotov Cocktails, foi lançado nos Estados Unidos em maio e acaba de receber o Prémio Sundara Ramaswamy.
Os poetas portugueses convidados são Andreia C. Faria, autora de Alegria para o fim do mundo (Porto Editora, 2019), um volume que reúne os seus livros anteriores e venceu o Prémio Fundação Inês de Castro; Hélia Correia, distinguida com o Prémio Camões em 2015; João Luís Barreto Guimarães, Prémio Pessoa 2022; e Pedro Mexia, que em 2018 venceu o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores com a coletânea Lá Fora (Tinta-da-china).
Uma oportunidade única para ouvir poetas com vozes e percursos tão diferentes partilharem sobre as suas experiências de escrita, histórias de vida e lerem os seus poemas em viva-voz.
A meio do festival, no sábado ao fim do dia, um concerto de A garota não, o projeto da cantora e compositora Cátia Oliveira, amplamente reconhecido pela crítica e pelo público, traz ao Lisbon Revisited a oportunidade de reparar como poesia e música se constroem juntas.
A moderar as conversas ou a entrevistar os poetas, estarão Joana Meirim (professora e
investigadora), Margarida Ferra (escritora e profissional de comunicação), Margarida Vale de Gato (poeta, tradutora e professora), Maria Sequeira Mendes (professora e investigadora) e Ricardo Marques (poeta, tradutor e investigador).
Os bilhetes estão à venda na bilheteira da Casa Fernando Pessoa e online neste link