Já estão escolhidas as grandes vencedoras do Concurso Sardinhas 2024: quatro são portuguesas, uma é estrangeira e as cinco foram concebidas/desenhadas por mulheres.
Cinco autoras, com idades compreendidas entre os 17 e os 42 anos, venceram a 14.ª edição do concurso promovido pela EGEAC. As sardinhas são todas criações nacionais (entre Lisboa, Massamá, Montijo e Rio Tinto), à exceção de uma, que vem dos Países Baixos.
Os cravos (para assinalar os 50 anos do 25 de abril), os livros (a base do conhecimento e da imaginação), o azeite (numa caricatura do aumento dos preços), o queijo (especialidade para pessoas de todo o mundo e não só) e uma varina (que vende sardinhas fresquinhas) dão corpo às sardinhas do cabaz vencedor.
Nesta 14.ª edição, e à semelhança do ano passado, as sardinhas vencedoras foram escolhidas, através da votação dos/as trabalhadores/as da EGEAC.
A cada uma das autoras das sardinhas distinguidas será atribuído um prémio no valor de 1500€ (mil e quinhentos euros).
Este ano concorreram um total de 1823 autores, que apresentaram 3582 propostas (2587 portuguesas e 995 estrangeiras) de 63 países.
No verão, além de podermos comer as tradicionais sardinhas no prato ou no pão, também poderemos ver as famosas cinco um pouco por toda a cidade… e já não falta muito para descobrir onde.
Saiba mais sobre cada uma e seus autores em:
As sardinhas vencedoras 2024 (pdf)