Elas também estiveram lá – O Filme
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A "ELAS TAMBÉM ESTIVERAM LÁ - O FILME"
(A password de acesso é teatrovestido // link disponível de 15 a 22 de abril, diariamente entre as 21h30 e as 00h30)
Criado originalmente como projecto site-specific, com forte relação e proximidade com o público (lotação limitada a 21 pessoas, e em registo intimista), Elas também estiveram lá foi – para efeitos da sua apresentação em Abril de 2021, no contexto de uma pandemia - transformado num objecto artístico em formato de vídeo.
"Estreado em 2018, Abril, no que parece ter sido um outro tempo (e uma quase outra cidade), Elas também estiveram lá correspondeu, num primeiro momento, a um convite da EGEAC ao Teatro do Vestido para a criação de uma obra para a sala de visionamento do edifício da Rank Filmes, que se acredita ter sido uma sala de visionamento de material audiovisual pela Comissão da Censura, durante parte do Estado Novo. Joana Craveiro pensou em fazer o espectáculo transbordar para as ruas e espaços adjacentes a essa sala e edifício, e preencheu os espaços em branco das imagens de alguns acontecimentos históricos com a memória e histórias de vida de um conjunto de mulheres que também estiveram lá: nos momentos, nas vidas, nos eventos históricos, no lado escondido das imagens, dentro das casas, à espera, na sombra, e na linha da frente também – nas muitas frentes que existiram e existem, e não só naquelas que a história oficial escolheu registar. É de história política que se trata, sim, mas também de história do quotidiano, dos afectos e de resistência.
A encenação original desta obra não cabe num registo videográfico. Transbordando, por isso, o mero registo, o que aqui se apresenta é uma re-leitura do espectáculo original e sua transformação num outro objecto – fílmico.
Um não substitui, por isso, o outro.
Mas, complementando-se, dialogam.
Oxalá possamos voltar a caminhar juntos por essa avenida, e a subir juntos as escadas que levam à tal sala. Até lá, encontramo-nos aqui."
Joana Craveiro