Publicado em 25 Janeiro, 2021

Cidadania, porque sim.

Neste primeiro semestre de 2021, o Museu do Aljube promove um Ciclo de Conversas sobre a importância da educação para a cidadania, ouvindo especialistas e partilhando reflexões, inquietações e compromisso democrático, em streaming, nas redes sociais do Museu.

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade é um espaço de memória, da resistência à ditadura e de luta pela liberdade. A todos desafiamos à reflexão crítica e à abordagem da memória enquanto património cultural e construção de identidade comum. O questionamento e o espírito crítico fazem parte do nosso dia-a-dia, a valorização das liberdades, direitos e garantias é uma prática diária na nossa atividade, o compromisso com uma cultura de diálogo e compreensão é uma das razões da nossa existência.

A Educação para a Cidadania e para os direitos humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática, e por tudo isto decidimos lançar o convite para que nos ajudem a pensar e explicar o óbvio: a educação e a cultura são sempre a melhor resposta.

Próximas conversas:

16 JUN, 18h
Igualdade, liberdade, autodeterminação
Miguel Vale de Almeida e Alice Azevedo

27 JAN, 18h
De pequenino é que se ganha o destino: cidadania e inclusão na escola
David Rodrigues

Estão todos convidados, seja no auditório ou em streaming nas redes socias do Museu do Aljube. Juntem-se a nós, e tragam um amigo e uma amiga também!

 

 

 

Ilustração: © twotma