Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação

24 de Março, 2025

Festas de Abril celebram Carlos Paredes

As Festas de Abril abrem as portas de Lisboa de par em par para celebrar o regresso da primavera, dos dias longos e dos encontros com amigos com música, teatro, cinema, exposições, dança, poesia, artes plásticas. No mês em que festejamos a Liberdade, comemoramos também o centenário do nascimento de Carlos Paredes, com um grande concerto na Praça do Município.

O ponto alto das Festas acontece no dia 27 de abril, às 19h, na Praça do Município, com o concerto Variações sobre Paredes. A partir da música de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa e da composição, António Miguel Guimarães, na direção artística, e Pedro Jóia, na direção musical e guitarra clássica, apresentam um espetáculo para vários instrumentos, com interpretações por Joana Bagulho (cravo), João Paulo Esteves da Silva (piano), José Manuel Neto e Bruno Costa (guitarra portuguesa), a participação de Carlos Manuel Proença e Nuno Botelho (viola) e com criação original ao vivo de António Jorge Gonçalves.

O Museu do Aljube, lugar de memória da resistência e da luta pela democracia, alberga duas exposições: Arquitectas da Liberdade, sobre a luta das mulheres pelo direito à habitação antes e depois do 25 de Abril de 1974, e Antes de ser Independência foi Luta de Libertação, que retrata os movimentos de libertação e luta anticolonial e antirracista a partir dos arquivos e fundos documentais doados ao Museu. Pelo Aljube passam também Anónimos de Abril, de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia com a participação de João Afonso e Joana Alegre, os documentários Mulheres e Resistência e Aqueles que ficaram (em toda a parte do mundo). Paula Godinho conversa com Diana Andringa sobre o seu livro Memórias de Resistência Rural do Sul, 1958-1962 e, no dia 25, o Museu abre as portas para que todas as pessoas o visitem gratuitamente.

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge e, na Sociedade Nacional de Belas Artes, estará patente a exposição de fotografia de Kenton Thatcher, Sessões, composta por registos icónicos de diversas personalidades. Para os mais novos, haverá oficinas no Museu Bordalo Pinheiro e filmes no LU.CA – Teatro Luís de Camões, com o Festival PLAY. Com os percursos, regressamos às ruas e aos lugares da história de Lisboa.

Convidamos todas as pessoas a celebrar Abril, a primavera e a cidade.

Toda a programação das Festas de Abril neste link