Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação Página inicial EGEAC Cultura em Lisboa

19 de Março, 2024

Inscrições para a exposição de rua Tronos de Santo António 2024

Este ano, as inscrições para a exposição de rua Tronos de Santo António 2024 abrem mais cedo, já em março, no dia 23, e decorrem até ao dia 26 maio. No mesmo dia em que abrem as inscrições, é lançado o livro Tronos de Santo António 2023, com fotografias dos 197 tronos participantes, no Museu de Lisboa – Santo António.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, no Museu de Lisboa – Santo António (Largo de Santo António da Sé, 22) ou online através do envio do formulário de inscrição e a declaração de autorização de captação de imagens para o endereço tronosdesantoantonio@egeac.pt. As condições de participação podem ser consultadas aqui.

A exposição de rua realiza-se a partir dos dias 8 e 9 de junho, dias em que os tronos devem estar obrigatoriamente expostos e, facultativamente, até ao final do mês.

participação é aberta a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes.

Esta é uma tradição lisboeta com mais de 250 anos, mantida um pouco por toda a cidade, em montras de lojas, à entrada de instituições, nas janelas, varandas e portas de casas, em escadarias de ruas e outros locais.

Para dar asas à imaginação dos participantes, apenas é obrigatório incluir a figura de Santo António no trono e a sua exposição num local visível a partir do espaço público, nas freguesias de Lisboa, para que possam ser vistos e fotografados, na morada indicada na inscrição.

O Museu de Lisboa – Santo António dispõe de estruturas dos tronos, para quem quiser obter a base para a sua criação, que pode depois adornar livremente, com os materiais, figuras e enfeites que quiser.

Em junho será disponibilizado um roteiro expositivo digital, que ficará disponível no site da EGEAC e do Museu de Lisboa, para que todos possam visitar esta exposição de rua e apreciar a criatividade dos lisboetas.