Galeria de imagens

Publicado em 1 Junho, 2020

Sardinhas Vencedoras

Terminado o 10.º Concurso Sardinhas Festas de Lisboa, excecionalmente este ano em regime de quarentena, estão escolhidas as vencedoras desta edição.

Este ano às sete magníficas (6 do concurso geral e 1 da Turma da Sardinha), que receberão um prémio no valor de 1.500€, juntam-se 3 sardinhas distinguidas com menções honrosas através de uma votação online do público na página das Festas de Lisboa.

Nesta décima edição do concurso, que decorreu entre março e abril, foram submetidas 3639 propostas de sardinhas (mais 1686 do que no ano passado), provenientes de 53 países. À Turma da Sardinhacandidataram-se 672 propostas de escolas de todo o país.

Da pandemia, ao ambiente, passando pelas festas lisboetas (à janela), quase tudo serviu de inspiração para as sardinhas vencedoras deste ano, 3 portuguesas e 3 internacionais (oriundas da Turquia, Itália e Canadá).

A “coerência gráfica e plástica”, aliada à “originalidade, legibilidade e qualidades técnica e estética” ditaram a escolha das vencedoras pelo júri deste ano, composto pelo artista plástico Ricardo Ramos (que assina como Xico Gaivota e tem desenvolvido obras com lixo recolhido nas praias), pela radialista e apresentadora de televisãoInês Lopes Gonçalves, pelo escritor, realizador, ilustrador e músicoAfonso Cruz e pelo designer Jorge Silva (o “Pai da Sardinha”). Uma seleção, considerou o júri, variada e inevitavelmente representativa dos tempos que vivemos atualmente, de uma forma artística e positiva.

A “Sardinha SMILE” da escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, junta-se ao lote das vencedoras deste, como a melhor daTurma da Sardinha, eleita pela apresentadora e atriz Cláudia Semedo e por Jorge Silva. Nesta competição, o júri atribuiu ainda uma distinção de mérito a mais 2 sardinhas realizadas por alunos do Colégio da Bafureira, na Parede, e da Escola Básica de Vendas Novas n.º 1.