Saltar para conteúdo principal Mapa do website Ajuda de navegação Página inicial EGEAC Cultura em Lisboa

24 de Maio, 2023

Festas de Lisboa 2023

São mais de 40 eventos, de diferentes expressões artísticas, e 16 arraiais que no mês de junho vão animar a cidade durante as Festas de Lisboa, organizadas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.

O ponto alto do programa das Festas será no dia 12, com a celebração dos Casamentos de Santo António na Sé de Lisboa e no Salão Nobre dos Paços do Concelho e o desfile das Marchas Populares, com cerca de 2 mil marchantes a descer a Avenida da Liberdade.

Dois concertos especiais à beira-Tejo, de entrada livre, em dois locais emblemáticos da cidade, assinalam o início e o fim das Festas de Lisboa.

Canções de uma Noite de Verão marca o ritmo da abertura, no Terreiro do Paço, dia 1 de junho, a partir das 22h00. Um concerto que dará uma nova sonoridade a alguns êxitos da música pop/rock portuguesa nas vozes de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren. Os intérpretes estarão acompanhados pela Orquestra Pop Portuguesa, sob a direção do Maestro Jan Wierzba, num espetáculo que conta com direção artística de Luis Varatojo.

Miguel Araújo – Dança de um dia de Verão vai reunir em palco o músico, a sua banda e os seus êxitos, juntando-se à festa Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka. Um concerto para dançar e cantar no jardim da Torre de Belém, dia 30, a partir das 22h00.

Um dia antes (29) a música clássica vai tomar conta do mesmo jardim, com o Concerto Sinfónico de Verão que reúne cem vozes do Coro do Festival de Verão e a Sinfonietta de Lisboa, sob a direção dos maestros Paulo Lourenço e Cesário Costa, com vários solistas convidados.

Inspiradas pelo Parque Mayer, o tema da Grande Marcha, as Marchas Populares mostram pela primeira vez os seus figurinos e coreografias nas sempre concorridas exibições do pavilhão (dias 2,3 e 4 de junho na Altice Arena), seguindo-se o grande desfile na Avenida da Liberdade na noite de Santo António (dia 12).

O Fado no Castelo promete duas noites surpreendentes, com vista única sobre a cidade e o rio. A partir das 21h30, sob o cenário da magnífica Praça de Armas do Castelo de São Jorge, estão marcados novos encontros artísticos inesperados em palco, tendo desta vez como protagonistas Sara Correia e Stereossauro (dia 16), Katia Guerreiro e o rapper Jaca (dia 17).

Nas Festas de Lisboa cabem muitas mais propostas imperdíveis nos diferentes espaços culturais geridos pela EGEAC, como a celebração do 5.º aniversário do LU.CA, os 135 anos do nascimento de Fernando Pessoa ou o espetáculo de música teatral 100 Amália no Teatro São Luiz. O cinema, a literatura, o teatro e outros projetos artísticos ocupam vários locais um pouco por toda a cidade, na sua maioria com entrada gratuita. Na agenda há ainda outras festas que passam pela gastronomia e cultura popular, pela dança, pintura, fotografia, DJs e atividades para famílias.

É em junho que as Festas de Lisboa ligam as pessoas, numa comemoração coletiva e multicultural.
É chegado o momento em que a cidade se enfeita para festejar as suas tradições e se revela tal como é: genuína, popular e cosmopolita.

Boas Festas de Lisboa!

Consulte aqui toda a programação

Programa em pdf: Festas de Lisboa 2023

Vídeo apresentação Festas de Lisboa 20202