Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

Museu de Lisboa

O Museu de Lisboa revela a cidade e as suas histórias sob diferentes perspetivas: culturais, sociais, económicas, políticas, antropológicas, territoriais. São cinco os núcleos do Museu de Lisboa: Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos. Cinco espaços distintos, com valências e objetivos complementares, que partilham a missão de dar a conhecer uma das cidades mais antigas da Europa. Interpretando Lisboa através de testemunhos materiais e imateriais, o Museu mostra a herança multicultural da cidade - passada e presente - contribuindo para os seus possíveis futuros.

Localização

Núcleo sede: Campo Grande, 245
1700-091 Lisboa

Obter Direcções

Horários

Palácio Pimenta / Santo António / Teatro Romano:
Terça a domingo, das 10h às 18h

Casa dos Bicos / Torreão Poente:
Segunda a sábado, das 10h às 18h

Encerram às segundas e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro

Contactos

info@museudelisboa.pt
T: +351 217 513 200
www.museudelisboa.pt

Sobre os núcleos

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
O edifício onde se localiza o núcleo sede do Museu de Lisboa, um antigo palácio de veraneio construído na primeira metade do século XVIII, no Campo Grande, assume o sobrenome de um dos seus sucessivos proprietários, Manuel Joaquim Pimenta.
Adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1962, ficou decidida para este espaço a reinstalação do então designado Museu da Cidade, a funcionar no Palácio da Mitra desde 1942, tendo o novo museu sido inaugurado em 1979. Conta com um interessante e rico acervo que mostra a história da cidade, desde a pré-história até ao século XX.

Campo Grande, 245
1700-091 Lisboa
T: +351 217 513 200
info@museudelisboa.pt

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Localizado na zona histórica da cidade, este núcleo revela um dos mais importantes monumentos da Felicitas Iulia Olisipo: o seu Teatro, cujas estruturas visíveis datam do século I d.C. e que teria capacidade para cerca de 4000 lugares. Mesmo em frente, a exposição permanente, instalado em dois edifícios de distintas épocas, um setecentista e outro dos finais do século XIX, inclui vestígios de todos os períodos históricos reconhecidos arqueologicamente no local.

Rua de São Mamede, 3A
1100 – 532 Lisboa
T: +351 215 818 530
teatroromano@museudelisboa.pt

Museu de Lisboa – Santo António
Um dos santos mais amados de Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até completar 20 anos, tem o seu espaço museológico ao lado da Igreja que lhe é dedicada.
Na exposição é destacada a iconografia de Santo António, mostrando como se construiu a sua imagem ao longo dos séculos – a sua reputação de milagreiro, as tradições e festividades que lhes estão associadas, o culto que lhe é prestado, ou a história  da Igreja que lhe é dedicada. O Museu de Lisboa – Santo António compreende área de exposição de longa duração e centro de documentação.

Largo de Santo António da Sé, 22,
1100 – 499 Lisboa
T: +351 218 860 447
santoantonio@museudelisboa.pt

Museu de Lisboa – Casa dos Bicos
O núcleo arqueológico situa-se no piso térreo deste edifício, construído no séc. XVI, por ordem de D. Brás de Albuquerque e inspirado em modelos renascentistas italianos, nomeadamente no Palácio dos Diamantes em Ferrara. No local podem ser observados diversos vestígios da história de Lisboa, desde a ocupação romana até ao século XVIII.
Os pisos superiores estão cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa à Fundação José Saramago.

Rua dos Bacalhoeiros, 10
1100 – 135 Lisboa
T: +351 210 993 811
info@museudelisboa.pt

Museu de Lisboa – Torreão Poente
Destruído duas vezes ao longo da sua história, o edifício atual faz parte integrante do conjunto edificado da Praça do Comércio, concebido após o Terramoto de 1755, sensivelmente na mesma área do anterior Terreiro do Paço. Este espaço onde o Museu de Lisboa apresenta exposições temporárias, de temáticas diversas, relacionadas com a história e com as dinâmicas da cidade de Lisboa, encontra-se no momento encerrado para obras de conservação.

Praça do Comércio, 1
1100 – 148 Lisboa
T: +351 217 513 200
info@museudelisboa.pt