Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

Museu da Marioneta

Primeiro museu nacional inteiramente dedicado a este universo, tem como missão a recolha, manutenção, conservação, investigação, exibição e divulgação do teatro de marionetas e a sua história.

Localização

Convento das Bernardas
Rua da Esperança, 146
1200-660 Lisboa

Obter Direcções

Horários

Terça a domingo, das 10h às 18h
Última entrada: 30 minutos antes da hora de encerramento

Encerra às segundas e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e  25 de dezembro

Contactos

museu@museudamarioneta.pt
T: +351 213 942 810
museudamarioneta.pt

Acessibilidade

Para mais informações, por favor, consulte esta informação no website do equipamento.

Sobre o espaço

Com origem na coleção da Companhia de Marionetas de São Lourenço, dando especial relevo à marioneta portuguesa, o circuito expositivo percorre a história desta expressão artística através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombras e máscaras, entre muitas outras. O seu espólio é constituído por peças provenientes das mais diversas partes do mundo e, desde 2008, mostra também a coleção de marionetas africanas e asiáticas pertencente ao colecionador Francisco Capelo.

Para além do circuito expositivo, o museu promove espetáculos de teatro de marionetas e outras iniciativas performativas, visitas guiadas e outras atividades de carácter pedagógico.

Encontra-se instalado no Convento das Bernardas, um edifício que remonta ao século XVII e que, para além da função original, assumiu diversas outras no decorrer da sua história:  colégio, liceu politécnico, sala de cinema e espetáculos, sede de filarmónica, carpintaria, acolhendo, ainda hoje, núcleos habitacionais. Em 1998 o Convento foi adquirido, recuperado e reabilitado pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo o Museu sido instalado nas salas adjacentes aos claustros e na antiga capela.