É já no dia 5 de abril que abrem as inscrições para a Exposição de rua Tronos de Santo António 2025.
Também neste dia, o Museu de Lisboa – Santo António lança o catálogo da exposição do ano anterior, publicação que reúne os 223 tronos, de 23 freguesias, que participaram nessa edição.
As inscrições vão estar abertas até ao dia 1 de junho e podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição, que será disponibilizado no dia 5 de abril no website do Museu de Lisboa. O formulário deve ser enviado para o e-mail tronosdesantoantonio@egeac.pt ou entregue no Museu de Lisboa – Santo António, onde também podem ser levantadas as estruturas de trono.
A exposição Tronos de Santo António 2025 estará patente a partir do dia 7 de junho, até final do mês.
Os Tronos de Santo António são uma das tradições celebradas durante das Festas de Lisboa, que surgiu na sequência do Grande Terramoto de 1755, o responsável pela destruição parcial da Igreja de Santo António. Para angariar dinheiro para a sua reconstrução, as crianças lisboetas montavam pequenos altares ao santo, onde eram depositados donativos. A tradição foi resgatada pelo Museu de Lisboa – Santo António em 2016, e desde então disseminou-se e foi adotada pelos habitantes, comerciantes e instituições. Em junho encontram-se tronos espalhados por vários bairros, em montras, janelas ou entradas de edifícios.