Saltar para conteúdo principal Mapa do site Ajuda na navegação e acessibilidade web Página inicial EGEAC

28 de outubro, 2021

Imagem em Fuga: Júlio Pomar, Menez e Sónia Almeida

11 Novembro 2021 – 10 Abril 2022

A exposição “Imagem em Fuga: Júlio Pomar, Menez e Sónia Almeida”, no Atelier-Museu Júlio Pomar, com curadoria de Sara Antónia Matos, dá seguimento ao programa de exposições do Atelier-Museu que, regularmente, procura cruzar a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas, de modo a estabelecer novas relações entre a obra do pintor e a contemporaneidade.

Esta exposição pretende pensar o modo como o trabalho de Júlio Pomar se cruza com o trabalho de Menez, com quem manteve uma relação epistolar e artística de grande cumplicidade e admiração, e de uma pintora de uma geração mais nova, Sónia Almeida, para quem o trabalho de Menez foi referência no tempo de faculdade. Em torno da ideia de influência e contaminação em arte  – tomando o entendimento desses conceitos como produtivo e não pejorativo -, procura explorar-se o modo como as imagens se fixam e simultaneamente nos fogem.

No decurso da exposição publicar-se-á um catálogo com textos de Ricardo Nicolau e Maria Quintãs [edição do Atelier-Museu Júlio Pomar/ Documenta] e imagens das obras instaladas no espaço, e um livro com a relação epistolar de Júlio Pomar e Menez.