Foi ao som da Grande Marcha vencedora do ano passado, A Alma de Lisboa, interpretada por elementos do cavalinho das Marchas de Alcântara e do Bairro Alto (vencedoras do último concurso das marchas) que abriu a cerimónia de entrega dos troféus às Marchas Populares de 2025, realizada no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Todas as marchas populares que participaram no concurso de 2025 receberem prémios. Troféus da autoria de Carlos Manuel Gonçalves, ceramista lisboeta, em forma de corvo (para os premiados na especialidade) e de cantarilha (para todos os participantes). Uma cerimónia que contou ainda com a presença das coletividades e associações, parceiros e patrocinadores.
Na cerimónia, Carlos Moedas anunciou ainda o tema da Grande Marcha de Lisboa 2026: Somos Lisboa. Somos Europa, que celebra os 40 anos da entrada de Portugal na CEE.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinhou o papel das Marchas Populares na afirmação de Lisboa, como uma cidade aberta, cosmopolita e culturalmente vibrante, projetando a cidade além-fronteiras como um exemplo de liberdade, inclusão e diálogo. “O tema da Grande Marcha de Lisboa 2026 representa essa abertura cosmopolita no ano em que assinalamos 40 anos da integração oficial de Portugal no projeto europeu. Uma data marcante para o país e para a cidade”, referiu carlos Moedas, evocando ainda o Santo mais popular de Lisboa e do Mundo: Santo António.
Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da EGEAC – Lisboa Cultura, reforçou a importância das Marchas, “símbolo de identidade, de pertença e de orgulho”, referindo que esta celebração é também um olhar para o futuro, “porque a tradição e a modernidade não são opostas, mas complementares”, de uma cidade que honra as suas raízes enquanto abraça o mundo.
Individual ou coletivamente, o concurso é aberto a todas as pessoas, desde que maiores de idade e residentes em território nacional.
A Grande Marcha de Lisboa é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC- Lisboa Cultura que anualmente seleciona uma composição original (música e letra) que melhor caracterize, literária e musicalmente, a cidade de Lisboa.
Assim, nesta edição, as letras das composições, além da abordagem obrigatória à cidade de Lisboa, deverão inspirar-se, simultaneamente no tema Somos Lisboa. Somos Europa, no âmbito da celebração dos 40 anos da entrada de Portugal na CEE.
As condições de participação no concurso serão brevemente anunciadas, após publicação em Boletim Municipal, definindo as regras da competição que irá eleger a música interpretada por todas as Marchas Populares nas Festas de Lisboa.











